Seti/Fundação Araucária ministra treinamento a bolsistas do PEIEx 23/01/2009 - 14:37

Projeto tem como objetivo incentivar a cultura exportadora em pequenas e micro empresas

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), através da sua vinculada Fundação Araucária, está realizando o treinamento de 24 bolsistas/extensionistas e dois coordenadores que atuarão no PEIEx – Projeto Extensão Industrial Exportadora. Com objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora de pequenas e micro empresas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), o projeto receberá investimentos de R$ 1,4 milhões.
      Os municípios beneficiados pelo projeto são Curitiba, Londrina e Maringá; nas áreas de metal-mecânica, vestuário e alimentação. Desenvolvido pela Seti em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sebrae Nacional e Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o projeto atenderá 672 empresas no prazo de um ano.
Em exposição inicial aos participantes do treinamento, a secretária de Estado Lygia Lumina Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, lembrou a importância das pequenas e micro empresas para o desenvolvimento do estado. “Mais de 50% dos empregos gerados no Paraná são provenientes de pequenas e micro empresas. O PEIEx visa levar conhecimento acadêmico justamente a essas empresas e assim contribuir com o desenvolvimento do Estado”, disse.
    O treinamento do PEIEx iniciou na última terça-feira (20) e será realizado até o dia 27 (terça-feira), no Hotel Paraná Suíte. No total, serão 40 horas de aulas que abordarão a metodologia de extensão desenvolvida pela APEX. “O treinamento vai preparar os bolsistas para executarem dentro de uma metodologia adequada os serviços de extensão. Além disso, o projeto visa desenvolver uma cultura organizacional para preparar as empresas para se tornarem exportadoras no futuro”, ressaltou o diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária, Fernando Antonio Prado Gimenez. A expectativa é que, além de incentivar a cultura exportadora, o PEIEx contribua também com a elevação dos níveis de emprego e renda.

O Programa
O PEIEx é um dos oito programas da Seti que tem o objetivo de integrar universidades e empresas. O projeto é composto por um comitê consultivo, formado por entidades de classe, governança local e outras instituições representativas, e um núcleo operacional, composto por pesquisadores, alunos de graduação e recém-formados. A Fundação Araucária será a instituição responsável pela coordenação dos núcleos operacionais do projeto.
A partir da segunda quinzena de fevereiro, os grupos de trabalho já devem ir a campo visitar as empresas selecionadas. As empresas serão analisadas sob os seguintes aspectos: Administração Estratégica, Capital Humano, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Comércio Exterior, Produto e Manufatura. “O PEIEX é importante pelo fato de difundir e facilitar o acesso das micro e pequenas empresas a conhecimentos atualizados sobre gestão, métodos e técnicas administrativas e inovações tecnológicas”, salientou Fernando.
A partir de diagnósticos realizados, os grupos de trabalho do PEIEx serão responsáveis pela aproximação dos empresários aos produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de Governo e setor privado; além de introduzir melhorias técnicos-gerenciais e tecnológicas. “Os bolsistas terão o desafio de mostrar aos empresários que desenvolvemos um trabalho sério, que queremos ajudar e temos condições para isso”, concluiu Lygia.