Simepar divulga previsão climática para o Outono 2009 20/03/2009 - 10:02

O Instituto Tecnológico Simepar divulgou a previsão climática para o outono 2009, que começa às 8h44 desta sexta-feira (20). No Paraná, de acordo com a análise do Simepar, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o outono tem como característica a grande variabilidade das chuvas durante os meses da estação - climatologicamente, chove mais no mês de maio, em comparação aos meses de abril e junho.
Em termos da distribuição das chuvas, nas regiões Sudoeste e Oeste do estado são registrados os maiores valores, enquanto que no Norte paranaense acontecem os menores valores. As chuvas são decorrentes principalmente da passagem de frentes frias, que possuem como característica uma distribuição mais regular.
De acordo com os meteorologistas do Simepar, no outono as temperaturas apresentam gradativa diminuição à medida em que acontece a transição do verão para o inverno. A passagem de massas de ar frio na retaguarda das frentes frias pelo estado é comum. A partir da segunda quinzena de abril, o risco climático de geadas aumenta nas regiões mais altas do estado (Palmas, Guarapuava e Inácio Martins). Em maio e junho, o risco abrange todas as regiões do Paraná.
A equipe do Simepar recomenda aos usuários, especialmente aos agricultores, para acompanharem as previsões de tempo diárias (entre 24h a 72h) sobre a possibilidade de ocorrência de geadas no Paraná. Ocorrência de nevoeiros também é típica da estação. O outono 2009 terminará às 2h45min de 21 de junho.
Previsão sazonal de chuvas e temperatura
A previsão chuvas para o trimestre abril-maio-junho de 2009, baseada na análise das últimas informações disponíveis, mostra que o regime de chuvas no Paraná irá variar entre próxima da normal a ligeiramente abaixo da normal. Contudo, a irregularidade ainda será a marca da distribuição das chuvas, devido à influência do fenômeno La-Niña. Gradualmente, os períodos de dias consecutivos sem chuva superiores a 10 dias, conhecidos como veranicos, serão mais observados ao longo do trimestre.
O regime de temperaturas para o outono de 2009 no Paraná deverá estar próximo dos valores médios para a estação. Devido ao fato de que a estação, ainda no seu início, estará sobre influência da La-Niña, espera-se que haja uma intensificação dos extremos de temperatura (menores e maiores valores) ao longo do outono/2009.
A estação do outono, por ser de transição, normalmente já apresenta maior amplitude térmica diária (diferença entre a maior temperatura e a menor temperatura diária) em todas as regiões paranaenses. O risco de geadas no estado aumenta à medida em que a estação transcorre. É esperada ainda a ocorrência de períodos de temperaturas altas (durante a tarde) em alguns dias e uma maior queda das temperaturas quando do ingresso de massas de ar frio de intensidade forte pelo Paraná.
Mais informações sobre as condições do tempo e clima no estado do Paraná podem ser obtidas pelo telefone (0xx41) 3320-2020 ou no endereço www.simepar.br.