Simepar leva estação meteorológica para a Expo Imin 100 20/06/2008 - 14:30

19/06/2008
Uma estação meteorológica do Simepar chama a atenção dos visitantes da Expo Imin 100, em Londrina. Ali, técnicos explicam como funciona o sistema de monitoramento climático do Paraná, considerado o melhor da América Latina em estrutura e tecnologia.
No estande, o Simepar instalou todos os equipamentos meteorológicos que utiliza em suas previsões. A estação do Imin 100 mostra em tempo real todos os dados apurados e processados pelo Simepar.
“A idéia é mostrar ao público como funciona o trabalho de monitoramento do clima”, explica o meteorologista César Durquia. Atualmente, o Paraná possui 48 estações meteorológicas, que transmitem dados a serem processados pela do Simepar, em Curitiba.
As previsões do Simepar são realizadas com base em telemetria e apuração remota e automática de dados, modelos numéricos e análise critica de meteorologistas. O trabalho contribui para salvar vidas humanas e minimizar riscos em situações de emergência e calamidade pública. Informações confiáveis sobre o clima ajudam setores da economia a evitar perdas e prejuízos materiais e financeiros.
O SIMEPAR — O Simepar é o instituto de tecnologia e informações ambientais do Paraná. Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem por finalidade prover informações meteorológicas, hidrológicas e ambientais, além de desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica e de formação e capacitação profissional.