Simepar participa de rede mundial 31/12/2008 - 10:55

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto Tecnológico Simepar estão participando, a partir deste mês, de uma campanha internacional chamada rede Starnet – Sferics Timing and Ranging Network – que serve para a detecção de descargas atmosféricas de longa distância.
Neste ano, com um investimento de aproximadamente US$ 30 mil, foi adquirido um sensor de descargas atmosféricas para fazer parte desta rede mundial. A instalação do equipamento foi realizada em Curitiba no último dia 16 de dezembro, no Centro Politécnico da UFPR, com a participação de técnicos e bolsistas do Simepar, além do Dr. Carlos Augusto Morales Rodrigues, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosféricas da Universidade de São Paulo, que também é o coordenador deste projeto do Brasil. Com a instalação deste sensor, a STARNET passa a contar com nove sensores no total, sendo ainda prevista a instalação de mais um sensor no norte do Brasil nos próximos meses.
Esse novo esforço será integrado às atuais atividades já realizadas pelo Simepar na área de descargas atmosféricas (monitoramento de raios no estado do Paraná e participação na BrasilDAT, o monitoramento do campo elétrico atmosférico na área da Região Metropolitana de Curitiba com uma rede de field-mills – REMCEA), assim como o desenvolvimento de estudos e pesquisas integrando essas diversas informações com informações meteorológicas e ambientais.
A rede
Atualmente a rede Starnet (Sferics Timing and Ranging Network) conta com oito sensores instalados. Na África, os sensores estão instalados em Addis Ababa, na Etiópia; Dar es Salaam, na Tanzânia; e Bethlehem, na África do Sul, enquanto que nas Américas eles estão localizados no Caribe, na cidade de Guadeloupe, e no Brasil em Fortaleza (Ceará), Cachoeira Paulista (São Paulo), Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e São Martinho da Serra (Rio Grande do Sul).A atual cobertura de informações geradas pela Starnet contempla grande parte das Américas do Sul e Central, grande parte do continente africano assim como grandes extensões marítimas dos Oceanos Atlântico e Pacífico.