Simepar presta serviços que vão além da previsão do tempo 29/12/2008 - 16:45

O Instituto Tecnológico Simepar vai muito além da previsão do tempo e desenvolve pesquisas e dá apoio a instituições de ensino superior de todo o Brasil. A Instituição é vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e recebeu várias homenagens, neste ano.
O Instituto Tecnológico Simepar foi criado em 17 de março de 1993 para suceder o Sistema Meteorológico do Paraná. Localizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, o Simepar produz informações de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental, além de conceber, desenvolver e executar atividades ligadas à pesquisa científica e tecnológica além de formar e capacitar profissionais.
Segundo o diretor-adjunto do Simepar, César Benetti, a instituição mantém também projetos de pesquisa e desenvolvimento, como por exemplo, na área de impactos das variáveis meteorológicas no setor energético, além de estudos sobre impactos ambientais e desenvolvimento de sistemas de monitoramento e previsão meteorológica.
O Simepar ainda mantém cooperação e intercâmbio com diversas corporações e instituições de pesquisa, ciência e tecnologia de todo o Brasil e exterior. Apóia cursos de graduação e pós-graduação, assim como o desenvolvimento de teses de mestrado e doutorado. No Paraná, o instituto mantém uma estreita colaboração com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e com a UFPR.
HOMENAGENS – O Simepar e seus diretores foram homenageados durante 2008. Como parte das comemorações ao aniversário de Curitiba (29 de março), os diretores César Benetti e Zenóbio José Gavlak, receberam, em nome da instituição, o título “Consagração Pública Municipal”.
Em agosto, como parte das comemorações em homenagem à memória do Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), a Aeronáutica entregou a Medalha Mérito Santos-Dumont aos militares e civis que prestaram destacados serviços à aviação e, particularmente, à FAB. No Paraná, Beneti recebeu a homenagem.
Em abril, o Simepar foi sede de workshop sobre a criação do Centro Virtual de Vigilância, Prognóstico e Alerta Antecipado de Eventos Meteorológicos Severos. O Centro Virtual envolve países da região Sul da América do Sul.
Organizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o workshop reuniu especialistas dos serviços nacionais de meteorologia e hidrologia (SNMH) do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de serviços estaduais de meteorologia do Paraná e de Santa Catarina. O evento contou também com o apoio do Instituto Nacional de Meteorologia da Espanha (INM) que realizou um treinamento para 11 especialistas desses países, em abril de 2007, em Madri.
Em setembro, o Simepar, em conjunto com o Inmet, realizou treinamento sobre eventos e tempestades severas que foi preparatório para um evento internacional. O treinamento contou com a participação de cerca de 40 instrutores, todos especialistas em meteorologia e áreas correlatas, dos Estados Unidos, Europa, China, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil.
O treinamento preparou os especialistas para a segunda etapa do Projeto de Demonstração para Previsão de Eventos Meteorológicos Severos (SWFDP) no sul da América do Sul, sob a coordenação do Brasil e que está sendo realizado desde novembro e que vai até novembro de 2009.