Superintendente se reúne com diretores dos Hospitais Veterinários 31/05/2019 - 15:35
O Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Nelson Bona recebeu na última terça-feira (28), os diretores dos Hospitais e Clínicas Veterinárias das universidades estaduais e a diretora de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo Fabiana Campos para debater ações em relação à política dos animais no Paraná. Durante a reunião, foram apresentadas propostas para a abertura de editais com o objetivo de financiar estudos que envolvem a saúde animal.
As universidades estaduais oferecem atendimento veterinário para animais de diferentes portes por meio do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), da Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Clínica Escola de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Em 2018 foram contabilizados cerca de 20 mil atendimentos realizados nas unidades de saúde que atendem os animais. Além dos serviços prestados à comunidade os hospitais também contribuem para a prática universitária. Segundo superintendente Aldo Bona os hospitais veterinários tem papel importante no Estado. “Os hospitais atendem em quatro polos de diferentes regiões, abrangendo uma considerável área de cobertura. Além dos atendimentos, os espaços são importantes para a formação acadêmica e desenvolvimento de pesquisas”.
Para a diretora Fabiana Campos a saúde dos animais interfere no bem-estar da população. “São duas coisas que estão ligadas. Quanto mais ações que melhorem a saúde animal menos impactos negativos teremos na saúde da população”.
Participaram da reunião o assessor técnico da Seti Michel Samaha, o diretor da Clínica Escola Veterinária da Unicentro Adriano Carrasco, o diretor do Hospital Veterinário da UENP Ademir Zacarias, a assessora técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná Fernanda Góss Braga, o diretor do Hospital Veterinário da UEM Max Ribeiro e a diretora do Hospital Veterinário da UEL Regina Bragano.
Projeto do USF
A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior coordena por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), o projeto de atuação de médicos veterinários nos Núcleos de Apoio à Saúde Família no município de Guarapuava. O projeto possibilita melhor atenção à saúde da população em comunidades carentes do município com prevenção e controle de zoonoses, de doenças transmitidas por vetores e a conscientização da população para questões acerca de posse responsável de animais domésticos. Desde outubro de 2018 já foram realizadas 670 visitas em domicílios.