TV Paraná Turismo estreia programa sobre ciência e inovação nas universidades 30/06/2025 - 15:10

A TV Paraná Turismo estreia nesta quarta-feira (2), às 19h, o programa "Paraná Ciência". Com 30 minutos de duração e exibição mensal, sempre na primeira quarta-feira do mês, a nova atração jornalística tem como missão mostrar como as pesquisas desenvolvidas nas sete universidades estaduais estão conectadas ao cotidiano dos paranaenses.
A chegada do "Paraná Ciência" fortalece ainda mais a grade da emissora, que tem como compromisso oferecer uma programação de qualidade, com conteúdo relevante, educativo e de interesse público. O novo programa valoriza a produção científica feita no Estado e dá visibilidade ao conhecimento gerado pelas instituições de ensino superior.
Na estreia, o destaque é para uma pesquisa que busca o aproveitamento integral da tilápia — peixe presente no prato de muitos paranaenses — inclusive das escamas, o que pode gerar impactos positivos na economia e na sustentabilidade.
Outros temas da primeira edição incluem o melhoramento genético e nutricional de ovelhas e cabras; a produção de peças hospitalares por meio da impressão 3D; e a descoberta de uma nova espécie de besouro no Paraná. O programa também explica, de forma simples e didática, como funciona o processo de patenteamento de invenções, além de divulgar notícias recentes das universidades e parcerias com instituições internacionais.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, cuja pasta é responsável pelo sistema de universidades, destaca que as instituições de ensino superior do Estado frequentemente estão em ranking que as colocam entre as melhores do mundo. “Agora, com o Paraná Ciência, vamos mostrar a produção científica paranaense para o Brasil”, diz.
As sete universidades estaduais reúnem mais de 70 mil estudantes e oferecem 400 cursos de graduação, 350 de especialização, 200 de mestrado e 100 de doutorado.
ONDE ASSISTIR – A programação da TV Paraná Turismo pode ser acompanhada no Canal 9.1 UHF (TV aberta em Curitiba e Região Metropolitana) e no Canal 509 da Claro/NET. Com a instalação de novos transmissores, o sinal da emissora está sendo ampliado para outras regiões do Estado. Em âmbito nacional, a TV pode ser sintonizada pelo canal 236 da Banda Ku, Canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 do satélite Star One D2, além de outras operadoras de TV por assinatura.