Tecpar dará suporte para produção de veículo elétrico 100% nacional
17/12/2012 - 17:10
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai apoiar a instalação da planta-piloto, em Curitiba, da VEZ – Veículo de Emissão Zero, para fabricação de carro elétrico com tecnologia nacional. A empresa foi aprovada em banca e teve o contrato assinado para ingressar na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Tecpar.
A incubação será na modalidade não residente. A empresa não ficará instalada dentro da Intec, porém receberá o mesmo suporte das residentes. Orientação empresarial e jurídica, apoio operacional, acesso aos laboratórios, serviços de informação tecnológica, consultorias técnicas e treinamentos são algumas das vantagens.
O contrato de incubação foi assinado pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, e pelo representante da empresa Tony Saad. “Temos uma oportunidade muito boa de dar exemplo para a sociedade paranaense e brasileira e contribuir com o desenvolvimento de um veículo elétrico nacional”, afirmou.
A empresa pesquisa a produção do veículo há dez anos e o projeto está em fase de constituição da unidade industrial piloto. Para isso a empresa busca captar recursos junto às fontes de fomento usando leis de incentivo e analisa propostas de investidores internacionais.
Tony Saad disse que o diferencial do projeto da VEZ é o material utilizado e o preço. “As grandes montadoras ainda não resolveram a equação de como produzir um veículo elétrico a custos razoáveis com tecnologia de ferro e aço. Para usar esses materiais pesados, elas se obrigam a usar bateria de íon de lítio, que custa R$ 40 mil ou R$ 50 mil, e o carro acaba chegando ao mercado por R$ 200 mil”, explicou Saad. Segundo ele, a VEZ usa materiais compostos, fibra de carbono, fibra de vidro e fibra de bagaço de cana. “Estamos pesquisando outros materiais”, disse Saad.
AUTOMÓVEL - Um dos projetos da VEZ é o modelo Seed, que tem autonomia média de 100 quilômetros e pode ser abastecido em qualquer tomada convencional 110V ou 220V. Há também a possibilidade da recarga ser feita em totens, que funcionam como os parquímetros nas vagas de rua, ou locais públicos. Este equipamento é capaz de recarregar quase que plenamente um veículo elétrico em cerca de 15 minutos. Entretanto, o procedimento deve ser adotado somente em emergências, uma vez que ele é prejudicial à vida útil das baterias.
A incubação será na modalidade não residente. A empresa não ficará instalada dentro da Intec, porém receberá o mesmo suporte das residentes. Orientação empresarial e jurídica, apoio operacional, acesso aos laboratórios, serviços de informação tecnológica, consultorias técnicas e treinamentos são algumas das vantagens.
O contrato de incubação foi assinado pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, e pelo representante da empresa Tony Saad. “Temos uma oportunidade muito boa de dar exemplo para a sociedade paranaense e brasileira e contribuir com o desenvolvimento de um veículo elétrico nacional”, afirmou.
A empresa pesquisa a produção do veículo há dez anos e o projeto está em fase de constituição da unidade industrial piloto. Para isso a empresa busca captar recursos junto às fontes de fomento usando leis de incentivo e analisa propostas de investidores internacionais.
Tony Saad disse que o diferencial do projeto da VEZ é o material utilizado e o preço. “As grandes montadoras ainda não resolveram a equação de como produzir um veículo elétrico a custos razoáveis com tecnologia de ferro e aço. Para usar esses materiais pesados, elas se obrigam a usar bateria de íon de lítio, que custa R$ 40 mil ou R$ 50 mil, e o carro acaba chegando ao mercado por R$ 200 mil”, explicou Saad. Segundo ele, a VEZ usa materiais compostos, fibra de carbono, fibra de vidro e fibra de bagaço de cana. “Estamos pesquisando outros materiais”, disse Saad.
AUTOMÓVEL - Um dos projetos da VEZ é o modelo Seed, que tem autonomia média de 100 quilômetros e pode ser abastecido em qualquer tomada convencional 110V ou 220V. Há também a possibilidade da recarga ser feita em totens, que funcionam como os parquímetros nas vagas de rua, ou locais públicos. Este equipamento é capaz de recarregar quase que plenamente um veículo elétrico em cerca de 15 minutos. Entretanto, o procedimento deve ser adotado somente em emergências, uma vez que ele é prejudicial à vida útil das baterias.