Tecpar é eleito instituição coordenadora do Fortec Sul 2010/2012 03/05/2010 - 17:50

Durante encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), realizado de 28 a 30 de abril, no Recife, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi eleito a instituição que coordenará o Fortec Sul para a gestão 2010/2012. O coordenador da Agência Paranaense de Propriedade Industrial do Tecpar (APPI), coordenador da Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (Nitpar), Marcus Julius Zanon, foi eleito coordenador regional da região Sul, que engloba mais de 40 núcleos de Inovação Tecnológica dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Criado em 2006, o FORTEC é um órgão de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo núcleos, agências, escritórios e outros. Atualmente, o Fortec conta com 166 instituições científicas e tecnológicas públicas e privadas já filiadas, em que o foco é o apoio à inovação, através da gestão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia. Ao todo, são 47 núcleos na região Sul e o Tecpar é o responsável pela coordenação desses núcleos e sua capacitação no Paraná.

A experiência do Paraná em capacitação e gerenciamento de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) passa, em grande parte, pela Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Industrial e pelo Nitpar. “De 2003 a 2009, mais de 2700 pessoas foram capacitadas em Propriedade Intelectual, entre cursos, workshops, seminários, encontros e oficinas, graças a um acordo de cooperação técnica assinado entre a Seti e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A pesquisa de anterioridades já é uma realidade em alguns NITs, principalmente na APPI, e um catálogo de patentes foi publicado, cuja edição está sendo atualizada”, afirmou Zanon.