Tecpar implanta novos ensaios que reduzem o tempo de análise laboratorial de alimentos 26/01/2024 - 09:50

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) implantou em seu complexo laboratorial dois novos ensaios de métodos rápidos que vão trazer mais agilidade às análises microbiológicas de alimentos. O Tecpar é referência no Estado e ocupa posição de destaque no País neste tipo de análise, cumprindo as mais rigorosas normativas nacionais e internacionais para ensaios relacionados à segurança dos alimentos.

Os dois novos ensaios implantados são a contagem da bactéria Escherichia coli e a contagem de enterobactérias em amostras de alimentos. Ambos utilizam o método rápido do sistema TEMPO®. Esta ampliação do portfólio de serviços com ensaios laboratoriais inéditos na empresa é uma das metas previstas para o Tecpar no Plano de Governo, para atender a sociedade e o setor produtivo.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destaca que o instituto busca sempre se manter atualizado e conectado com as demandas da sociedade. “O Tecpar está em constante modernização de seu complexo laboratorial para fazer frente às necessidades da sociedade, para atender o interesse público de forma eficaz e cada vez mais inovadora”, pontua.

INOVAÇÃO – As inovações foram conduzidas pela equipe do Laboratório de Biologia de Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, que desde 2022 tem buscado por metodologias reconhecidas nacional e internacionalmente, que tragam mais eficiência e rapidez na liberação de resultados.

“Um dos nossos objetivos era implementar estes dois ensaios por método rápido e ele foi alcançado. Agora já estamos trabalhando para implementar outros ensaios em 2024, e continuar o processo para ampliar o escopo de acreditação”, diz a gerente do laboratório, Izabel Cristina Figel.

Segundo ela, o maior benefício destes ensaios é a agilidade na execução, já que eles têm duração de 24 a 48 horas. Isso possibilita reduzir o tempo de entrega dos resultados, além de diminuir a mão de obra utilizada para o preparo de meios de cultura e descontaminação de materiais.

Para isso, o Tecpar investiu em novos equipamentos adquiridos com recursos próprios e recursos de projetos aprovados junto aos governos estadual e federal – como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Paraná. “Além de trazer mais eficiência para as soluções nas áreas da saúde e meio ambiente, a modernização dos laboratórios também atende as atualizações recentes da legislação sobre ensaios de alimentos”, afirma Izabel.

AVANÇOS – Até o início do ano passado, o laboratório de análise de alimentos trabalhava com apenas um ensaio por método rápido, a pesquisa de Salmonella em alimentos pelo sistema de testes de diagnóstico laboratorial automatizado chamado VIDAS®.

Este tipo de análise é extremamente importante para a segurança alimentar, já que a ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com a presença da Salmonella pode causar infecção alimentar e, em casos graves, levar à morte.

Todas as demais análises para alimentos eram realizados por métodos tradicionais, que demandavam vários dias de trabalho na preparação de materiais, meios de cultura e realização dos ensaios.

Agora, algumas análises microbiológicas feitas pelo método rápido têm o tempo reduzido de 10 dias para 24 horas. O sistema TEMPO® também fornece ensaios para indicadores de qualidade nos produtos alimentícios, como contagem de bactérias bolores e leveduras, além de contagem de alguns microrganismos patogênicos.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – Além de beneficiar diretamente o setor da indústria alimentícia, estas novas metodologias contribuem para trazer mais agilidade às análises realizadas para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Há 11 anos, o Tecpar faz o controle de qualidade dos alimentos fornecidos aos estabelecimentos estaduais de ensino, um processo que passa por melhorias contínuas a cada ano.

Antes de chegar às escolas os produtos da alimentação escolar passam por um rigoroso controle de qualidade no complexo laboratorial do Tecpar, a fim de atestar sua conformidade com a legislação.

São realizadas a avaliação do padrão de identidade e qualidade dos produtos de gêneros alimentícios, a inspeção das embalagens e os ensaios laboratoriais que visam proteger a saúde dos alunos, um dos principais objetivos do Programa de Alimentação Escolar do Paraná (PEAE).

GALERIA DE IMAGENS