Tecpar recebe Centro de Inovação da Microsoft
16/10/2013 - 15:06

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Microsoft, lança o Centro de Inovação da Microsoft em seu campus da Cidade Industrial de Curitiba. A cerimônia de instalação está marcada para a próxima sexta-feira (18), concretizando as ações decorrentes da assinatura de protocolo de intenções por parte do governador Beto Richa com a Microsoft Brasil para a utilização pelo Estado de soluções tecnológicas para capacitação de pessoas em tecnologia da informação (TI) e uso de plataformas de aprendizagem virtual.

O Tecpar já tem uma grande atuação na área de desenvolvimento de tecnologias na área da saúde e histórico de sucesso na incubação de empresas. Nesta parceria com a Microsoft, crescem as possibilidades de desenvolvimento de novas soluções e disseminação de tecnologias para a saúde.

A parceria do governo do Estado com a Microsoft facilitará o desenvolvimento de ações que complementam pesquisas e processos de capacitação. “ Estamos em um processo contínuo de desenvolvimento e as universidades estaduais estão constantemente em busca de novas soluções e ferramentas para fomentar o avanço da ciência, tecnologia e inovação”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

O lançamento do Microsoft Innovation Center (MIC) faz parte de uma iniciativa global da Microsoft em promover o uso de tecnologia em prol da sociedade em que está inserida, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e suas habilidades, especialmente pensando nos jovens. Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar, revela uma característica diferenciada do MIC a ser instalado em Curitiba. “Dentro e fora do país, todos os MICs têm o vínculo de instituição a instituição, enquanto que nós desenvolvemos o nosso incluindo as sete universidades estaduais, diretamente envolvidas no processo, principalmente com seus departamentos de Tecnologia da Informação” comenta Felix, completando: “Isso reforça as competências do Tecpar no desenvolvimento de novas funcionalidades, utilizando a plataforma Microsoft para desenvolver soluções, tanto no setor público quanto no privado”.

De acordo com Paulo Iudicibus, diretor de Inovação da Microsoft Brasil, a corporação entende que a tecnologia pode transformar a vida das pessoas e trazer mais competitividade ao Estado e ao País. “Por isso, consideramos o apoio à P&D local fator-chave para desenvolvimento do Brasil e conduzimos iniciativas como os Centros de Inovação. Nosso principal objetivo é incentivar o uso da tecnologia de ponta, oferecer capacitação profissional e fomentar a indústria local de software, de forma que a tecnologia seja um motor para gerar inovações. Os MICs existem há mais de 12 anos no Brasil e já possibilitaram o treinamento de mais de 206 mil jovens”, explica.

Pela parceria firmada com a Microsoft ficam disponíveis opções de programas e softwares que poderão ser implantadas pelo governo nas áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. Entre eles estão capacitação básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em informática e desenvolvimento de empresas iniciantes.

Sobre a Microsoft Brasil

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 11 escritórios em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de R$ 167 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.