Tecpar vai criar o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro 05/06/2012 - 15:30

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) iniciou as negociações para criação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro. A proposta é envolver os 29 municípios da região e seus ativos – poder público, universidades, centros de pesquisa – e estimular o desenvolvimento tecnológico regional a partir da instalação de uma incubadora no câmpus do Tecpar em Jacarezinho.

A incubadora vai abrigar projetos e empresas nascentes de base tecnológica e poderá atuar de forma central em um círculo virtuoso de desenvolvimento em temas de interesse da região previamente identificados: turismo, agronegócio, gestão pública e alimentos.

A ideia é que as universidades locais possam atuar na primeira fase do processo, com a criação de hotéis tecnológicos ou pequenas incubadoras, transformando ideias e projetos inovadores dos alunos em negócio.

A incubadora do Tecpar em Jacarezinho vai oferecer a infraestrutura e consultoria para o desenvolvimento tecnológico do projeto, seja ele de melhoria ou criação de um novo processo, produtos ou serviços, contribuindo para a consolidação da empresa no mercado.

A empresa poderá se instalar no próprio câmpus do Tecpar ou mesmo em outras cidades próximas conforme a demanda e leis municipais de incentivo. O Tecpar Educação completa o círculo criando cursos de capacitação profissional conforme as demandas que surgirem.

Esse projeto integra um conceito novo mais amplo em desenvolvimento pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que é a criação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná. O projeto prevê a formação de uma plataforma virtual de troca de informações em rede entre incubadoras e empresas inovadoras, gerando ambiente favorável para atração de investimentos e o desenvolvimento de cinco regiões do Estado conforme a vocação de cada uma delas.

INICIATIVA – Representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentaram à prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, o projeto de criação do Parque Tecnológico. A prefeita manifestou total apoio à iniciativa. “Além de possibilitar o desenvolvimento econômico da nossa região, o Parque Tecnológico do Tecpar vai expandir as pesquisas na área por meio da capacitação daqueles que tenham interesse em desenvolver o empreendedorismo ou que tenham perfis inovadores e tecnológicos”, disse Tina.

Um dos representantes do Tecpar, Carlos Macedo, explicou que a estrutura do Tecpar em Jacarezinho é excelente, bem localizada e com prédios reformados recentemente. “Com pequenos ajustes de relocação de pessoal e adaptação dos prédios, o campus do Tecpar em Jacarezinho estará pronto para se transformar em um importante indutor de desenvolvimento tecnológico da região”, disse Macedo. Ele afirmou que o projeto também foi bem recebido por representantes da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp).

Segundo Macedo, o objetivo é manter o mesmo nível de excelência da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), que o Tecpar tem em sua sede, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Considerada recentemente a melhor incubadora do país, a Intec coleciona casos de suporte a jovens empreendedores que crescem transformando uma ideia em um grande negócio. Existem empresas que surgiram na Intec e que hoje têm ações negociadas em bolsa, como é o caso da Bematech, fabricante de sistemas e máquinas de cupom fiscal.