UEL completa 45 Anos na sexta-feira com festividades no Campus 05/10/2016 - 10:20

A Universidade Estadual de Londrina comemora nesta sexta-feira (7) 45 anos de reconhecimento pelo MEC. O Decreto 69.324 reconheceu oficialmente a Universidade como instituição de ensino superior em 1971. Para marcar a data na manhã nesta sexta-feira, serão realizados no Bosque Perobal o Plantio da 45ª Peroba e lançamento do Selo Personalizado 45 Anos da UEL.

O plantio da árvore símbolo da Universidade será realizado pelo portador do 1º diploma da UEL, que pertence ao Cirurgião Dentista Abelardo Correira e Silva, formado em 1971. Também será lançado o Selo Postal Personalizado 45 Anos da UEL.

O selo foi criado por meio de concurso pelos acadêmicos Rafael Salvi, Guilherme Lopes e Antoine Issa Haswany, do curso de Design Gráfico do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Além de autoridades e convidados de Londrina e região, a cerimônia de plantio da peroba e lançamento do selo personalizado vai contar com a presença da reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, acompanhada do vice-reitor, professor Ludoviko Carnasciali dos Santos, e o primeiro reitor da UEL, Dr. Ascêncio Garcia Lopes.

UEL em números - Ao completar 45 anos, a UEL tem raízes que remontam mais de meio século, em razão das faculdades isoladas preexistentes que se reuniram para formá-la - Letras, Direito, Medicina, Filosofia e Odontologia. Sem dúvida, a Universidade se firma no cenário acadêmico nacional entre as melhores Instituições do país.

Ao longo de 45 anos foram formados quase 75 mil profissionais de mais de 50 áreas. Só nos últimos cinco anos, foram ao todo 12.692 profissionais entregues ao mercado de trabalho.

Hoje, são ofertados 53 cursos de graduação, além de programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento - 74 especializações, 45 mestrados, e 23 doutorados. Hoje, a Universidade tem quase 13 mil alunos de graduação e mais de 5 mil alunos de pós-graduação.

Ao todo a comunidade universitária é formada por quase 23 mil pessoas, entre alunos, professores e servidores. Só nos últimos cinco anos, a UEL formou 12.692 profissionais. Fundamentada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, a UEL tem, atualmente, 2.358 participantes em projetos de ensino; 5.341 em projetos de pesquisa; e 2.028 em projetos de extensão.