UEL ganha novo prédio para o curso de Artes Cênicas 08/04/2009 - 11:40

Como parte do Programa de Reestruturação de Infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior, realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti/Fundo Paraná), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganhou o novo prédio do Curso de Artes Cênicas, com 683,83 m² de área, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). A obra foi inaugurada no final da tarde de segunda-feira (06), pela secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, junto com o reitor Wilmar Sachetin Marçal, alunos, professores e funcionários da instituição.
A secretária Lygia destacou a grande importância do Programa de Reestruturação de Infraestrutura das Instituições, no valor total de R$ 75 milhões, e que está transformando as  13 Instituições Estaduais do Paraná. “Um desenvolvimento regional só acontece a partir da educação, e investir na infraestrutura das universidades traz benefícios para a  academia e para toda a comunidade”, ressaltou Lygia.
Segundo a professora Ceres Vittori Silva, coordenadora do colegiado de curso de Artes Cênicas, as novas instalações atendem a todas as especificidades do curso, com laboratório de expressão corporal, laboratório de direção, sala de caracterização de figurinos e maquiagem, salas de permanência para docentes e outras. “Além de equipamentos, ganhamos também uma pequena concha acústica na área externa do prédio para trabalhos de teatro ao ar livre. O gramado, em frente à concha, poderá funcionar como local de platéia”, disse a professora. Segundo ela, atrás da concha foi construída uma oficina de cenografia e maquetes para atender a disciplina de Cenografia.
Antes da solenidade de inauguração, os professores André Siqueira, Fábio Furlanete e Mário Loureiro, do Departamento de Música, fizeram uma apresentação musical de jazz dos anos 50. Atores da Cia. Imago realizaram uma demonstração de teatro de marionete, coordenada por Mauro Roberto Rodrigues.