UEL indicará integrantes para o Plano de Transparência 12/12/2012 - 17:08

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai fazer parte da equipe do Plano de Transparência da Gestão Pública, para garantir a participação da sociedade civil na administração da prefeitura de Londrina, a partir do próximo mandato. A equipe será nomeada pelo prefeito eleito Alexandre Kireeff, atendendo solicitação do Observatório de Gestão Pública.
A UEL vai indicar pelo menos dois nomes para compor a equipe, que deverá fiscalizar e garantir que a sociedade possa acompanhar todos os processos. De acordo com o prefeito eleito, caberá à comissão, por exemplo, definir a gestão eficiente de documentos, formalizar um banco de dados e viabilizar o acesso ao cidadão. Outra necessidade é imprimir uma gestão adequada para as compras de produtos e serviços que exigem licitação pública. A reitora da UEL, Nádina Moreno, deverá indicar dois nomes de representantes titulares e outros dois suplentes para que o trabalho não tenha interrupção.
Segundo a reitora, este será mais um canal de diálogo com a administração pública. “Pretendemos estabelecer uma comunicação permanente com o município, visando parcerias, assessorias e prestação de serviços”, definiu Nádina Moreno. Segundo ela, o interesse da universidade é colaborar para que a administração municipal tenha acesso a informações e serviços de qualidade, aproveitando a possibilidade de parcerias públicas.
Agenda conjunta
O prefeito eleito informou à reitora que a UEL pode colaborar com a prefeitura em diversas áreas. Ele citou a necessidade de um amplo programa de castração de animais domésticos. Segundo Kireff, a estimativa é que existam hoje em Londrina cerca de 30 mil cães e gatos abandonados. Ele disse que esse trabalho tem o objetivo de amparar famílias de baixa renda, que possuem animais de estimação.
Participaram da reunião, o empresário Márcio Correa, da comissão de transição da equipe do prefeito eleito, além da vice-reitora, Berenice Quinzani Jordão. Também estiveram presentes os Pró-Reitores Luiz Fernando Pinto Dias (Recursos Humanos); Antonio Alves de Lima Neto (Planejamento); Mário Sérgio Mantovani (Pesquisa e Pós-Graduação); Wilson Takahashi (Administração e Finanças); Ludoviko dos Santos (Graduação); Marcos Faleiros (Assessor Técnico da Reitoria); Teodósio da Silva (Prefeitura do Campus) e Jorge Marão (Ouvidoria).