UEL promove Encontro Nacional sobre Educação Superior Indígena 14/05/2008 - 17:40

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realiza na próxima semana - dias 19 e 20 -, no Anfiteatro Maior do CCH, o 1º Encontro Nacional de Educação Superior Indígena no Paraná, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). As inscrições estão abertas para participar das palestras e debates. O evento contará com a participação de professores de instituições de ensino superior do Paraná e de outros estados, que atuam em programas e comissões de acompanhamento dos estudantes indígenas.
A política de inclusão social que garante o acesso e permanência de estudantes indígenas no ensino superior público, instituída pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), começa a obter resultados positivos, avançando a cada dia no processo de democratização do ensino. O Paraná foi pioneiro nesse projeto e criou um mecanismo de oportunidades, em que a universidade torna-se um espaço de troca de conhecimentos, da vivência e do respeito às diferenças sociais.
De acordo com Silvana Drumond Monteiro, diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Prograd e também integrante da Comissão Universidade para os Índios (CUIA), a finalidade do encontro é discutir a educação superior indígena nas universidades paranaenses e as políticas de acesso e permanência desses estudantes nas instituições de ensino do país. Segundo ela, será uma oportunidade para conhecer as experiências das universidades brasileiras nessa área.
Antonio Jacó Brand, professor da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande, fará a palestra de abertura, na segunda-feira, às 19 horas. Ele integra o Programa Kaiowá/Guarani, voltado para pesquisa e extensão junto às sociedades indígenas que habitam o estado de Mato Grosso do Sul, permitindo uma gradativa melhoria na qualidade de vida dessas comunidades.
As inscrições para o Encontro Nacional de Educação Superior Indígena no Paraná devem ser feitas até domingo, dia 18, pela Internet, no endereço www.uel.br/eventos/encontroindigena.