UEL tem dois entre os 25 melhores cursos do Brasil

Somente 25 entre os 3.239 cursos superiores avaliados pelo Ministério da Educação em 2007 alcançaram nota máxima (5) nos três principais conceitos do exame – Enade, IDD e CPC. Dois cursos da UEL, Enfermagem e Farmácia, fazem parte dessa lista, que a imprensa considera “de excelência”. Outros cursos da UEL, porém, também ficaram bem conceituados.
Publicação
04/08/2008 - 18:20
Editoria
Somente 25 entre os 3.239 cursos superiores avaliados pelo Ministério da Educação em 2007 alcançaram nota máxima (5) nos três principais conceitos do exame – Enade, IDD e CPC. Dois cursos da UEL, Enfermagem e Farmácia, fazem parte dessa lista, que a imprensa considera “de excelência”. Outros cursos da UEL, porém, também ficaram bem conceituados.
O resultado foi divulgado hoje. No ano passado, o MEC avaliou 16 cursos, dos quais a UEL oferece 11 (veja relação e notas abaixo). Está em vigor um calendário segundo o qual a avaliação de grupos de cursos é repetida a cada três anos; os do ano passado tinham sido avaliados em 2004.
Os três conceitos que compõem a nota final são o do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade, feito pelos alunos do último ano), IDD (índice de desempenho que compara notas dos primeiranistas com os do último ano e mostra quando de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso, CPC, nova modalidade de avaliação, composto por 40% da nota do Enade, 30% da nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição. Este último escore, o CPC, passou a ser adotado pelo MEC para dispensar visitas in loco a instituições com nota superior a 2 na hora de obter a renovação do reconhecimento do curso.
As notas obtidas pelos cursos da UEL em 2007, de acordo com o MEC, foram as seguintes:

Enade IDD CPC
Agronomia 4 2 3
Biomedicina 4 SC 4
Educação Física 4 3 5
Enfermagem 5 5 5
Farmácia 5 5 5
Fisioterapia 5 4 4
Medicina 1 1 2
Medicina Veterinária 4 4 4
Odontologia 4 4 4
Serviço Social 1 SC 2
Zootecnia 4 SC 2
Cabe explicar que os estudantes de Medicina e de Serviço Social da UEL boicotaram o Enade no ano passado, daí as notas baixas e o “sem conceito” que aparecem na relação acima nos dois cursos. Por outro lado, Biomedicina e de Zootecnia aparecem “sem conceito” no IDD porque os cursos não tinham no mínimo 10 alunos no primeiro ano (Biomedicina) e no último (Zootecnia).
Comparando as notas do Enade de 2004 e 2007, temos o seguinte quadro:
2004 2007
Agronomia 4 4
Biomedicina - 4
Educação Física 4 4
Enfermagem 4 5
Farmácia 4 5
Fisioterapia 4 5
Medicina 5 1
Medicina Veterinária 5 4
Odontologia 5 4
Serviço Social 3 1
Zootecnia SC 4
No quadro acima, Zootecnia não tinha concluintes em 2004, e Biomedicina não teve Enade em 2004, mas apenas em 2006, quando a nota do curso da UEL foi 5.
Entre os 25 cursos que obtiveram nota máxima nos três quesitos da avaliação do MEC, 17 são de instituições federais e oito de estaduais. Nenhum é de universidades privadas. Das oito de universidades estaduais, seis são do Paraná – os dois da UEL, três da UEPG (Agronomia, Odontologia e Farmácia) e um da Unioeste (Farmácia). Os outros dois são um curso de Odontologia e um de Medicina da Unesp.