UEM e Unioeste recebem doações do Itamaraty 19/05/2009 - 17:55

Em solenidade realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nesta terça-feira (19) e que contou com a participação da secretária de Estado Lygia Pupatto, o ministro Sérgio Couri, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), fez a doação de 46 livros à Universidade Estadual de Maringá (UEM) e 45 livros à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
“Para nós é inestimável o valor que estes livros têm para nossas bibliotecas, quero agradecer esta generosidade”, disse a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em nome das instituições beneficiadas.
O reitor Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), agradeceu em nome da universidade, e ressaltou a importância da doação para a instituição: “Isto será de grande relevância para a universidade, principalmente na área de relações internacionais, pois nós possuímos um Escritório de Cooperação Internacional e temos, através da mobilidade acadêmica, a participação de professores e de estudantes e estes livros contribuirão para esta ação”, disse.
Segundo o ministro Sérgio Couri, tais doações têm sido feitas Ministério das Relações Exteriores, por meio do Erepar, beneficiando instituições universitárias da capital paranaense. Esta é a primeira vez em a ação beneficia universidades do interior do Estado.
Os livros são produzidos pela Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores – o Itamaraty, como é conhecido. São obras na área de relações internacionais e que envolvem outras áreas, como história, geografia, direito. As publicações são de grande importância, para estimular a leitura e o conhecimento das relações internacionais nas faculdades em todo estado. “Atualmente, os agentes econômicos e internacionais não estão apenas nos grandes centros e nas capitais, mas no mundo inteiro, e às vezes nos lugares mais remotos. Então, no mundo globalizado, em que os atores são globais, é muito importante que os estudantes do interior do Paraná também tenham acesso a este acervo”, afirmou o ministro.
O reitor Alcibíades Luiz Orlando, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), confirmou a importância desses livros tanto para a comunidade acadêmica, como para a população em geral. “Dentro da perspectiva de intercâmbio de conhecimento, é fundamental esta iniciativa e, na medida em que for necessário, compartilharemos essa doação com a comunidade e outras entidades. Creio que este material será muito bem aproveitado”, afirmou.
O ministro Sérgio Couri informou que a próxima instituição a receber a doação será a Universidade Estadual de Ponta Grossa, que possui o curso de Direito, dentre outros que podem aproveitar tais publicações.