UEM instala programa que transforma universidades em agências de desenvolvimento 29/03/2023 - 17:30

O comitê gestor regional do programa Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tomou posse nesta quarta-feira (29), em cerimônia na sede da instituição, com a presença do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona.

O programa do Governo do Estado tem por objetivo proporcionar suporte financeiro às propostas institucionais para oferecer infraestrutura em espaços físicos da Ageuni em cada universidade pública estadual. A ação consiste na instalações de locais para a criação de ponto focal, com identidade visual específica, nas universidades estaduais, a fim de promover a conexão entre a comunidade acadêmica e o público externo. O objetivo é o atendimento das demandas desse público por meio das competências existentes nas universidades.

A proposta é que a Agência de Desenvolvimento Sustentável e de Inovação execute ações que apontem apoio às áreas de agricultura e agronegócio; biotecnologia e saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; educação, sociedade e economia, além de transformação digital e desenvolvimento sustentável.

Todas estas áreas foram definidas como prioritárias pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT). No caso da UEM, a Ageuni irá substituir o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e ficará ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG).

“A partir da UEM, iremos receber as demandas dos municípios, propostas que sejam de todas as áreas do crescimento, que de fato precisem do apoio da instituição, em termos científicos, técnicos e capital intelectual”, disse o reitor da UEM, Leandro Vanalli. “A partir do encontro das demandas, com o capital da universidade, poderemos construir projetos que signifiquem desenvolvimento regional, não só monetário econômico, mas também que seja de caráter social, humano e que produza progresso para a nossa região”.

O secretário Aldo Bona disse que projeto Ageuni veio para fazer com que o sistema estadual de ciência e tecnologia, que é composto não só pelas universidades estaduais, mas por todos ativos tecnológicos do Estado, esteja cada vez mais a serviço do desenvolvimento econômico e social da população paranaense.

“Por isso é um projeto de extrema relevância, na medida em que a gente quer caminhar cada vez mais para uma sociedade do conhecimento, em que o desenvolvimento econômico e social sejam ancorados na produção do saber, do conhecimento, de um conhecimento aplicado à prática, para a resolução dos problemas do cotidiano", destacou Bona.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na cerimônia a vice-reitora Gisele Mendes; o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA/PR), Ricardo Rocha de Oliveira.