UEM realiza Seminário de Estudo dos Direitos da Infância e da Juventude 07/10/2013 - 14:46

Começa nesta segunda-feira (dia 7), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o II Seminário de Estudo dos Direitos da Infância e da Juventude, organizado pelo Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância (Nedij).

A palestra de abertura, às 19h no Auditório do Dacese, intitulada “Destituição do Poder Familiar e Abrigamento”, será ministrada pela psicóloga do Tribunal de Justiça do Paraná de Sarandi, Lara Stresser Schmitt, e pelo juiz de Direito da 1ª Vara de Família da Comarca de Maringá, William Artur Pussi.

Na terça-feira (dia 8), também às 19h, o tema será “Redução da Maioridade Penal e Medidas Alternativas à Internação”, ministrada pelo professor do Departamento de Psicologia da UEM Marcos Leandro Klipan, e pela promotora da 17ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Maringá, Mônica Louise de Azevedo.

Mais informações podem ser encontradas no site do projeto www.nedij.uem.br ou pelos telefones (44) 3011-3689 e (44) 3011-3690.

NEDIJ – O Nedij foi criado em 2006 a partir da necessidade de criar-se estratégias de atendimento e proteção a crianças e adolescentes em situação de risco, pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelas instituições estaduais de ensino superior. No caso da UEM, o programa é realizado voluntariamente por dois advogados, um psicólogo e estagiários de Direito e de Psicologia, orientados pelos profissionais responsáveis pela manutenção do projeto.

As atividades desempenhadas pelo programa permitem o desenvolvimento de pesquisas que apontem para as maiores demandas quanto à violação de direitos infanto-juvenis e deficiências na estrutura de atendimento oferecida aos jovens no município, além de assistência jurídica gratuita a crianças e adolescentes.

Sediado do bloco 03 da UEM, o Nedij local atende os municípios de Paiçandu, Ivatuba, Água Boa, Dr. Camargo, Floresta, Floriano e Iguatemi.