UEM reforça a importância da ciência para a sociedade na Expoingá 2022 17/05/2022 - 15:20

A ciência invadiu o Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, levada pela comunidade que compõe a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nos onze dias da 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022, milhares de pessoas puderam adquirir conhecimento em áreas como saúde, física, design, moda, engenharias e muito mais.

A UEM participa da Feira há muitos anos e, na edição de 2022, a intervenção levou centenas de pessoas – alunos, professores e técnicos – ao Parque. Foi esse grupo de voluntários que garantiu o sucesso da parceria entre a UEM e a Sociedade Rural de Maringá (SRM). A Universidade deu apoio ao evento, recebendo como contrapartida o espaço para mostrar à população da região o que produz de conhecimento.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura (PEC/UEM), Débora de Mello Gonçales Sant’Ana (na foto abaixo, ao lado do reitor Julio Damasceno), existe um simbolismo importante da UEM participar da 48ª Expoingá. A Feira foi adiada por muitas vezes em virtude da tragédia que o mundo viveu nos últimos anos: a pandemia da Covid-19. Para a professora, “simbolicamente, essa edição da Feira marca um recomeço, uma retomada, um momento de alegria, de leveza, perspectivas e esperança depois de um período tão difícil”. 

A parceria com a Sociedade Rural, em 2022, permitiu à UEM participar de diferentes aspectos e etapas da Expoingá, colocando-a mais próxima da nossa comunidade regional, local, interna e de diferentes organismos da sociedade civil organizada e órgãos do poder executivo.

“Estar como integrante e proponente de diversas atividades demonstra o valor da Universidade para a sociedade, o impacto positivo que nós temos na vida de Maringá e de toda a região Noroeste do Paraná. O respeito com que fomos recebidos também demonstra o reconhecimento da sociedade civil, da Sociedade Rural, em relação ao nosso papel na formação humana, na formação de profissionais, mas, também, na produção de conhecimento e na divulgação desse conhecimento”, declarou o reitor da UEM, Júlio Damasceno.

A pró-reitora Débora ainda lembrou que temos muito o que comemorar, “mas não significa que foi fácil estar fechando a Feira no meio de maio. Em fevereiro, estávamos com um alto número de casos de Covid, com dúvidas, incertezas, medos. Não sabíamos se seria possível participar, se valeria a pena investir tempo, talento, horas de trabalho e ideias, nesse contexto. Nós acreditamos no poder das vacinas, no poder da ciência no combate à Covid-19 e, desse modo, fizemos um belo trabalho em parceria com a Sociedade Rural, com a Prefeitura Municipal, o IDR Paraná e tantos outros órgãos que, coletivamente, constituem essa Feira, um evento que marca a vida de todas as pessoas que vivem nesta região”.

Voluntários

 

A professora diz que é preciso ressaltar que toda a comunidade da UEM abraçou esse projeto desde o início. A equipe do Museu Dinâmico Interdisciplinar, coordenada pelo professor Marcílio Hubner; todos os servidores e bolsistas envolvidos no Museu da Bacia do Paraná, encabeçados pelo professor José Henrique Rollo; a turma da Diretoria de Extensão, que tem à frente o professor Breno Ferraz (na foto acima com os alunos da física); a Prefeitura do Câmpus; e os servidores da Comunicação da PEC, são alguns exemplos que estiveram presentes todos os dias.

Várias dessas pessoas começaram a trabalhar muito antes do início da feira. As equipes do Mudi e da Bacia do Paraná (foto abaixo) já preparava os materiais há mais de um mês antes da abertura ao público. A equipe de serviços da área ambiental e do Mudi preparam mudas, auxiliaram no desenho da trilha ecológica, ajudaram no paisagismo do Agromuseu com antecedência.

“Foram semanas de trabalho duro e pesado, plantando, planejando, projetando e transportando o que nós mostramos nesta feira, durante esses onze dias. Esse período de pré-feira não foi fácil e envolveu muitas pessoas, trabalho e negociações, não só com a equipe interna da Universidade, mas também com a Sociedade Rural”, contou o coordenador Marcílio Hubner.

Adesão

“Conforme fomos nos aproximando do início da Expoingá, a comunidade interna da Universidade abraçou a empreitada com intensidade. Os grupos se organizaram: os cursos, as empresas juniores, os programas de pós-graduação, os grupos PET, todos para estarem na Feira e apresentarem seus projetos. Tivemos a participação de centenas de pessoas neste período, que vieram no contraturno, trabalharam na Universidade no período normal e dobraram a jornada na feira, trocaram seus escritórios por um período expandido, com o apoio da equipe da PEC e da Reitoria”, acrescentou Débora Sant’Ana.

Foram, literalmente, milhares de horas dedicadas para o atendimento ao público, as explicações, orientações e demonstrações realizadas na Expoingá. Centenas de alunos da graduação aproveitaram para conhecer mais sobre a própria Universidade e a própria região, além de ensinar, apresentar e trocar conhecimento com o público. “Essa é a verdadeira característica da extensão”, lembrou o diretor da DEX, Breno Oliveira. “É assim que a gente pode impactar positivamente a nossa sociedade como um todo, não só por meio daqueles que são nossos egressos”, completou.

Espaços e pessoas

A equipe se dividiu entre os três espaços da UEM no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. No Pavilhão Azul, da indústria e comércio, a universidade ocupou um estande de 90 m². A área foi destinada às mostras de cursos, atuação das empresas juniores, grupos PET, e inúmeros projetos de extensão. Ali também estiveram os alunos de Comunicação e Multimeios, que registraram o evento.

A Instituição ainda utilizou um terço do Pavilhão Branco, 460 m². Nesse espaço foi montada a Expociência: da terra ao espaço. Estavam lá: o Projeto SOS Riachos, a Coleção Ictiológica, o Herbário o Programa de Pós-Graduação em Ambientes Aquáticos – PEA, Programa de Proteção e Educação em Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas (Proeducom); e o Programa Ecológico de Longa Duração – Peld, todos ligados ao Nupélia, ao curso de Ciências Biológicas e à Pós-Graduação em Biologia Comparada – PGB; o Projeto Tabagismo; o Gemeea, que estuda Morcegos; o curso de Física Médica, de Goioerê, a Matemativa e a Ludoteca, da Física; o Projeto de Prevenção e Autocuidado na Saúde Reprodutiva, do Mudi; e a Associação dos Amigos do Mudi .

Todos esses grupos levaram para a Feira giroscópios, alguns experimentos de Física e Matemática, e exposições com ambientes da Mata Atlântica e outros biomas do Paraná, onde foram expostos exemplares de animais taxidermizados, que fazem parte do acervo do Mudi.

No total, foram 117 horas de exposição por projeto, o que soma 1.755 horas de atuação da UEM. 40 pessoas atuaram por dia; isto é, 440 participações; imaginando que cada uma ficou, pelo menos 5h na feira, foram 2.200 horas de atuação de pessoas, no Pavilhão Branco, durante Expoingá.

Porém, a participação da UEM não se restringiu a esses espaços. Houve a Exposaúde, que ocupou 75 m² e foi coordenada pelo Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM); o Agromuseu, com o Museu da Bacia do Paraná e a Trilha Ecológica; apoio às ações do IDR Paraná; apoio às atividades agropecuárias da SRM; e o BootCampo Agro, do Manna Team. A tabela abaixo resume a atuação nos setores.  

“Os dados revelam que participação da UEM foi grandiosa e marcante. Pelos nossos espaços passaram mais de 300 mil pessoas de toda região noroeste do Paraná, além dos expositores do evento. Foram pessoas de todas as origens, classes sociais e níveis de escolaridade. Ouvimos muitos agradecimentos e dentre as frases mais ouvidas a de destaque foi: ‘Não sabia que tinha isso na UEM’. Foi preciso muito trabalho, ousadia e coragem para encarar, em tão pouco tempo e com recursos financeiros praticamente inexistentes, tanto trabalho. Mas tenho certeza que valeu a pena”, conclui a pró-reitora Débora.

Participação

 

Pavilhão Branco - Expociência – 460 m2:

1.         Associação de amigos do MUDI

2.         Curso de Ciências Biológicas

3.         Curso de graduação em Física Médica – Goioerê

4.         Curso de graduação em Física - Goioerê

5.         GEMEEA – MORCEGOS

6.         HERBÁRIO DA UEM

7.         Herbário do Nupélia

8.         LUDOTECA DA FÍSICA – MUDI

9.         MUDI – Museu Dinâmico Interdisciplinar

10.       NUPÉLIA – Coleção Ictiológica

11.       PROEDUCON - Programa de Proteção e Educação em Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas

12.       PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTES AQUATICOS – PEA

13.       PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA COMPARADA – PGB

14.       PROGRAMA ECOLÓGICO DE LONGA DURAÇÃO – PELD

15.       PROJETO – PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO NA SAÚDE REPRODUTIVA

16.       Projeto de extensão MATEMATIVA

17.       PROJETO TABAGISMO

18.       SOS RIACHOS

19.       Projeto Logística Reversa

Pavilhão Branco – Exposaúde – 75 m2 + 50 m2 (Hemocentro):

1.         ACTI – Assessoria de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

2.         Ambulatório Gestacional e Congênita - HURM

3.         Banco de Leite Humano - BLH

4.         Comissão Interna de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH

5.         Comissão Intrahospitalar de doação de órgãos e tecidos – CIHDOTT

6.         Curso de Medicina – UEM

7.         Departamento de Medicina - DMD

8.         DEPE – Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HURM

9.         GETS - Grupo de Estudos em Tecnologias Digitais e Geoprocessamento em Saúde

10.       Grupo de Pesquisa em Toxoplasmose

11.       Hemocentro – Doação de sangue

12.       IEEE – Projetos engenharia clínica

13.       Inovamed – Empresa Junior de medicina

14.       Laboratório de Análises Clínicas

15.       Laboratório de Análises Clínicas – HURM

16.       Laboratório de Imunogenética – LIG

17.       Liga Acadêmica de Cardiologia – LAC

18.       Liga Acadêmica de Dermatologia – LAD

19.       Liga Acadêmica de Emergências Clínicas – LAEC

20.       Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia – LAGO

21.       Liga Acadêmica de Imunogenética

22.       Liga Acadêmica de Infectologia – LAINF

23.       Liga Acadêmica de Medicina Intensiva

24.       Liga Acadêmica de Hematologia

25.       Liga Acadêmica de Oncologia

26.       Liga Acadêmica de Pediatria

27.       Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade

28.       Núcleo de vigilância epidemiológica - NVEH

29.       Odonto – Projeto Pequenos gestos e grandes sorrisos

30.       Odonto – Sorriso odonto

31.       Programa de Mestrado Profissional em urgências e emergências – DMD

32.       Projeto de doação de medula óssea

33.       Projeto de Extensão – BLS – Basic Life Suport

34.       Projeto do IFMSA – Hospital do Ursinho

35.       Superintendência – recebimento de autoridades

36.       UTI – COVID – HUM – Cenário

Pavilhão Azul:

1.         Arquitetura – LAPHA

2.         CECO – Centro de Estudos em Coelhosw

3.         Ceraup – Centro de Referência de Agricultura Urbana e Periurbana

4.         CSD – Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional

5.         Curso de Ciências Biológicas

6.         Curso de Design – UEM Cianorte

7.         Curso de Engenharia de Produção

8.         Curso de Engenharia Têxtil

9.         Curso de Moda

10.       Editora da UEM

11.       EJ – AGROJR - Agronomia

12.       EJ – Carimba - Design

13.       EJ – CONSEC – Engenharia Civil e Arquitetura

14.       EJ – Creative JR – Comunicação e Multimeios e Artes Visuais

15.       EJ – Periodyca – Química e Bioqímica

16.       EJ - Produtec – Engenharia de Produção – Goioerê

17.       EJ – ZOOJR - Zootecnia

18.       EJ Analysis - Biomedicina

19.       EJ Dinâmica – Engenharia de Produção

20.       EJ Empea – Engenharia de Alimentos

21.       EJ Inovatec – Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica

22.       EJ Teophilos - Farmácia

23.       EJ Themis - Direito

24.       Escritório de Cooperação Internacional - ECI

25.       Gabinete da Reitoria – GRE

26.       Gpbee – Grupo de Pesquisa em Apicultura

27.       Green Sheep Group - Zootecnia

28.       Instituto de Estudos Japoneses - IEJ

29.       Laboratório de Citologia Clínica - DAB

30.       Laboratório de Design, Comunicação e Artes

31.       Laboratório de Ensino de Matemática

32.       Labtox – Laboratório de Toxicologia

33.       LEPAC – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Análises Clínicas

34.       Micotech – Laboratório de Micologia Médica

35.       Neddij - Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude

36.       Núcleo de educação a distância – NEAD

37.       NUMAPE - Núcleo Maria da Penha

38.       PBA  - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

39.       PBF – Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia

40.       PBQ – Programa de Pós-graduação em Bioquímica

41.       PCS – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

42.       PET Agronomia

43.       PET Economia

44.       PET Enfermagem

45.       PET Engenharia de Produção - goioerê

46.       PET Engenharia têxtil- goioerê

47.       PET Física

48.       PET zootecnia

49.       PFS – Programa de Pós-graduação em Fisiologia

50.       PPG – Diretoria de Pós-graduação

51.       Prefeitura do Campus - PCU

52.       PROFAGRO – Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia

53.       Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos

54.       PCA - Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança do Adolescente

55.       Programa Paraná Mais Orgânico - PMO

56.       Projeto Agronegócios e café

57.       Projeto de Extensão - Conexão ciência

58.       Projeto de Extensão Dr Genética

59.       Projeto de Robótica Educacional

60.       PZO – Grupo  de Pesquisa de Produtos de Origem Animal

61.       PZO – Inobio – Manera – UEM

62.       PZO Programa de Pós-graduação em zootecnia

63.       Residência Pedagógica de matemática

64.       Tecidoteca

65.       UMDT

66.       UNATI

67.       Unidade de Psicologia Aplicada – UPA

68.       Unitrabalho – Incubadora de Economia Solidária

69.       Feiura Quitutes e Belezuras - USF

70.       USF – Educação em saúde

71.       USF – Qualidade cafés especiais no Paraná

72.       USF Tuberculose

 

Apoio:

GRE

PAD

PLD

ASC

Prefeitura do Campus

Mudi

Amudi

HUM

Campus Goioerê

Campus Cianorte

SRM

Apoio financeiro: UEM e CNPq.

Organização: PEC – Debora Sant’ Ana, Breno Oliveira, Marcilio Hubner e Ana Paula Vidotti.