UEM sedia projeto de música da Funarte 06/02/2014 - 15:09

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai realizar um grande encontro de corais e regentes da especialidade musical. Para isso, firmou parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para a realização do Painel de Regência Coral, programado para ocorrer entre 19 e 24 de maio. A expectativa é reunir cerca de 200 participantes, entre coralistas e regentes corais.

Além dos cursos e oficinas, a programação engloba várias apresentações abertas ao público em geral. No encerramento será formado um grande coro que irá se apresentar em um concerto. Tanto os cursos quanto as apresentações são gratuitas.

A parceria é o resultado de dois anos de negociação com a direção do projeto, segundo informou Andréia Anhezini, professora do Departamento de Música da UEM e coordenadora local do painel. “Nesse tempo sinalizamos nosso interesse em sediar o projeto”, pontuou a professora comemorando o resultado do trabalho.

Anhezini destaca que a coordenação local irá trabalhar em conjunto com a Funarte na organização geral do evento, incluindo nas apresentações para o público externo.

Funarte - A proposta do Painel de Regência Coral é estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do canto coral, além de promover a integração entre regentes e coralistas. Várias cidades brasileiras já sediaram o projeto, que pela primeira vez vem a Maringá.

Os painéis da Funarte prolongam a reconhecida atuação do então Instituto Nacional de Música da Funarte que, a partir de 1979, sob a direção da maestrina Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, com a realização de cursos, concursos e edições de partituras.

Depois de alguns anos de interrupção, a retomada do projeto se deu em 2007, com orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz e coordenação do Centro da Música da Funarte.

Programação - Durante os seis dias do evento, os inscritos – que podem ser coralistas ou regentes corais – participarão de aulas práticas e teóricas com renomados regentes de várias regiões do Brasil. Na programação estão noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal.

A coordenadora adianta que as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições, que serão gratuitas e estarão disponíveis, em breve, na secretaria do Departamento de Música, no Bloco 8 e no site www.dmu.uem.br.