UENP inaugura Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios 17/06/2011 - 15:20

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, participou da inauguração do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, realizada na última quarta-feira.

O Núcleo, que nasceu da vontade do professor e pró-reitor de Extensão e Cultura Rogério Barbosa Macedo, foi criado para dar suporte às ações que visam contribuir com a superação dos problemas socioeconômicos e ambientais do Norte do Paraná. Além disso, será responsável em desenvolver pesquisas e ações de extensão universitária que contribuam com processos de transformação social e melhoria da qualidade de vida da população.

Dessa forma, pequenos produtores da região terão orientações para produzir com maior qualidade. De acordo com o secretário, embora caçula entre as universidades do Estado, a UENP avança a passos largos. “É um marco decisivo, definitivo e extremamente importante onde se cria um espaço, não apenas físico, mas também um local para discussão e desenvolvimento da agricultura familiar, orgânica e sustentável”, afirmou.

Para o reitor da universidade, professor Eduardo Meneghel Rando, o projeto tem como objetivo trabalhar técnicas de produção que normalmente não são utilizadas pela agricultura tradicional e que, no entanto, garantem sustentabilidade para produtores de pequenas áreas. “Uma das áreas do NEAT é a certificação de produtos orgânicos - que avança muito e deve crescer ainda mais - essa é uma área que o pequeno produtor pode acessar, porém, para isso precisa de tecnologia, aprendizado, e é isso que nós vamos fazer”, explicou.

Ainda segundo o reitor, o trabalho será executado não apenas por professores, mas contando com a ajuda de alunos e recém-formados. Essa iniciativa, de acordo com o
secretário, vai permitir que as pessoas tenham assessoria adequada, além de conhecimento para produzir em suas propriedades. “Poderão garantir com isso sustento e desenvolvimento da região com produtos orgânicos que contribuirão com uma mesa mais saudável para os brasileiros”, destacou.

Além das autoridades já citadas também participaram do evento o diretor do Campus Luiz Meneghel, professor doutor Eder Paulo Fagan; o coordenador de Conselho Gestor do Território (Integração Norte Pioneiro), Edemir Piva; o prefeito de Bandeirantes, Celso Benedito da Silva, entre outros convidados.

Colaboração: Assessoria de Imprensa UENP