UENP instala Comitê da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação 23/03/2023 - 08:40

A Universidade Estadual do Norte do Paraná instalou o Comitê que será responsável pela Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação. Ela será instalada no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, em Jacarezinho.

O programa Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi criado para execução dos mecanismos de integração entre universidade, empresa, governo e sociedade. A Ageuni atua em quatro eixos: parceria universidade – empresas; inovação e apoio para microempreendedor individual, micro e pequenas empresas, cooperativas, associações e empreendimento solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável.

Os recursos destinados para custear o programa são oriundos da Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - por meio do Fundo Paraná - e da Secretaria de Estado da Fazenda. A implementação se dará pela Fundação Araucária e IEES - Instituições Estaduais de Ensino Superior, com a interveniência e suporte das suas respectivas Fundações de Apoio.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, aponta que o papel da agência é fazer aquilo que a sociedade indica como necessário para que o Paraná possa se desenvolver mais. Com ela, será possível estreitar a relação com startus, prefeituras e receber demandas da sociedade.

“A porta de entrada será a Agência de Inovação da universidade. Se a UENP tem algo para resolver, a solução será organizada dentro da UENP. Mas se a UENP não tem serviços para resolver determinado problema, precisa buscar conexão onde há condições. É o que pretendemos. Nós estamos apostando muito na capacidade das universidades representarem as vozes da região”, ressaltou.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, afirmou que a Ageuni tem como objetivo principalmente a execução dos mecanismos de integração entre a universidade, as empresas regionais, o Governo do Estado e a sociedade. “Este projeto é apenas um exemplo do que podemos alcançar juntos. O futuro é construído por meio da união de esforços, da perseverança e do empenho. Um futuro de sucesso passa por ensino, pesquisa e extensão, cumprindo nosso papel social como universidade”, frisou.

A diretora da Ageuni UENP, professora Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, disse que o projeto é inovador na forma de pensar em como será trabalhado a inovação no Estado. “O programa entende como necessária a soma de forças e é isso que nós faremos em cada universidade. A Ageuni não é só pesquisa, mas inovação em pesquisa. Então, por intermédio dessas diferentes ações que o entendimento acontece, que nós vamos de fato conseguir estabelecer um maior progresso para o Estado”, apontou.

COMITÊ – Compõem o Comitê Gestor Regional do programa o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona; o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini; a professora da UENP e a secretária-executiva Ageuni UENP, Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho. Fazem parte da governança local Marcos Minghini (Federação da Agricultura do Estado do Paraná – Faep), Luis Antônio Dias (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomercio), Willian Rodrigo Scapini Teodoro (Federação das Empresas Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Edimar Aparecido Pereira dos Santos e João Carlos Bonato (Associação dos Municípios do Paraná – AMP), Odemir Capello (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná – Sebrae), Anderson José Kakol (Organização das Cooperativas do Paraná – Ocepar), Marcos Paulo de Souza (Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep) e Matheus Miotta Cerialle (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná - Faciap).