UEPG abre prazo para pedido de isenção do Vestibular de Inverno 11/03/2019 - 12:38

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou nesta segunda-feira (11) o edital que trata do pedido de isenção para o Vestibular de Inverno. Com as provas agendadas para os dias 7 e 8 de julho (domingo e segunda-feira, respectivamente), o Vestibular de Inverno oferecerá vagas nos diferentes cursos de graduação da UEPG.

O edital apresentado pela PRAE (confira o documento na íntegra no site da uepg) prevê que para requerer a isenção, o(a) candidato(a) não tenha curso superior concluído, em andamento ou trancado. O documento prevê ainda que para realizar a requisição, o(a) interessado(a) não pode ter sido beneficiado(a) por três isenções da taxa de matrícula em outros vestibulares da UEPG.

Para requisitar a isenção, o(a) candidato(a) deve ter concluído o ensino médio (ou equivalente) ou estar cursando a última série em escola pública ou em escola particular - neste último caso na condição de bolsista integral. Em 2019, para requisitar o pedido de isenção o(a) interessado(a) deverá comprovar carência socioeconômica através da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CADÚNICO.

O Cadastro reúne membros de famílias de baixa renda - considerada aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (nacional); ou com renda familiar mensal de até 3 (três) salários mínimos (nacional). O período para solicitação do pedido de isenção vai desta segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira (15) e deve ser feito diretamente pela internet, com o preenchimento do requerimento no site da PRAE.

Cotas disponíveis no processo

O edital ressalta que no momento do preenchimento da solicitação de isenção, o(a) candidato(a) deverá escolher qual o curso e turno pretendido, além de escolher a cota pela qual irá concorrer às vagas do Vestibular de Inverno 2019. “As cotas disponíveis são as seguintes: Cota para candidatos concorrentes oriundos das escolas públicas do Brasil, cota para negros oriundos de escolas públicas e cota universal”, informa o documento.

No primeiro caso, a cota é destinada a candidato(as) que realizaram todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escola(s) pública(s) do Brasil e ainda não ingressaram por sistema de cotas em curso superior e, por fim, não tenham nenhum curso superior trancado, em andamento ou concluído.

A segunda modalidade de cota é aquela voltada para candidatos(as) que realizaram todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escola(s) pública(s) brasileiras; não ingressaram por sistema de cotas em curso superior e não tenham nenhum curso superior trancado, em andamento ou concluído. Os inclusos(as) nesta cota devem ainda apresentar traços físicos característicos do grupo étnico negro.

No terceiro caso, a cota é voltada para candidatos(as) que não são negros oriundos de escola pública e não são estudantes de escola pública. Neste caso, podem se inscrever bolsistas integrais de escolas particulares que estão inscritos no CADÚNICO do Governo Federal.

Resultado final

A PRAE divulgará no dia 1º de abril de 2019 o edital contendo o resultado final dos pedidos de isenção da taxa do Vestibular de Inverno da UEPG em 2019. Os(as) candidatos(as) que tiverem sua solicitação de isenção concedida deverão, obrigatoriamente, realizar a inscrição para o Vestibular de Inverno 2019, por meio do site da CPS, escolhendo o mesmo curso, turno e cota para o qual recebeu a isenção da taxa de inscrição.