UEPG contrata bolsistas para novo escritório modelo de Arquitetura e Engenharia 23/11/2022 - 11:30

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com inscrições abertas para bolsistas graduados e estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo interessados em integrar o Projetek – UEPG, novo escritório de Arquitetura e Engenharia, que começa a funcionar em 2023. O prazo vai até o dia 02 de dezembro de 2022.

O Projetek é um projeto do Governo do Estado para implantação de escritórios de projetos de engenharia nas universidades estaduais do Paraná, a fim de atender demandas de municípios de pequeno porte, da região de abrangência das instituições. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento socioeconômico paranaense, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

Na UEPG serão selecionados três bolsistas técnicos já graduados e seis bolsistas de iniciação científica, ainda na graduação. Com a supervisão de professores, a equipe vai desenvolver projetos para municípios com menos de 30 mil habitantes, localizados na região dos Campos Gerais, como Arapoti, Carambeí, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Tibagi e Ventania.

A professora do Departamento de Engenharia Civil e Coordenadora do Projetek – UEPG, Patrícia Kruger, explica que se trata de um projeto com cunho social e de desenvolvimento sustentável. “Além de atender demandas de municípios de pequeno porte, a iniciativa também vai valorizar professores e estudantes da região. O escritório vai projetar edificações públicas como unidades de saúde, escolas e prédios municipais, de acordo com a necessidade dos municípios e com foco em tecnologia integrada e sustentável”, disse.

O novo escritório irá utilizar tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção). É um conjunto de técnicas e processos, que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações. Isso possibilita que o projeto de arquitetura e os complementares sejam realizados simultaneamente, otimizando tempo de execução e reduzindo custos e recursos utilizados nas obras.

“Os bolsistas técnicos serão os responsáveis por assinar e estar à frente da elaboração dos projetos. Os bolsistas de iniciação científica, ainda na graduação, vão auxiliar na produção efetiva dos projetos, tanto de Arquitetura quanto de Engenharia Civil”, complementou a coordenadora.

O escritório modelo deve começar a funcionar em fevereiro de 2023 com atividades de forma presencial. A remuneração é R$ 1.875,00 para os bolsistas técnicos, com jornada de 30 horas semanais, e de R$ 500,00 para acadêmicos, com carga horária de 20 horas por semana. As inscrições são abertas para candidatos de outras instituições de ensino, desde que apresentem os documentos solicitados no edital.

PROJETEK – O convênio com a UEPG é uma parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Paranacidade e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), além de associações dos municípios e instituições de ensino.

O aporte financeiro destinado ao Projetek para todo Estado é de R$ 2,45 milhões, oriundos do Fundo Paraná de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico. A verba é destinada à adequação de espaços físicos, aquisição de equipamentos e custeio de bolsas para estudantes e profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Cada Universidade fica encarregada de montar e gerenciar seu próprio escritório Projetek.