UEPG debate projetos esportivos para a comunidade com Paraná Esporte
02/08/2021 - 10:06

Na manhã desta sexta-feira (30), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, se reuniu com a equipe da Superintendência Geral do Esporte do Paraná. O encontro tratou de possíveis parcerias entre a Universidade e o Governo do Estado, em projetos da área esportiva e do lazer para a comunidade. A reunião aconteceu no gabinete da Reitoria, seguindo protocolos de biossegurança para proteção dos presentes.

Dentre as propostas apresentadas, o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, citou o projeto de rotas ciclísticas na região. “Vamos deixar na cidade uma rota do Programa Pedala Paraná, que vai inaugurar dia 10 de agosto, com ciclorrotas e totens de atendimento ao ciclista, com itens de manutenção da bicicleta e de descanso para os atletas”, cita. A proposta integra o planejamento de criar uma grande rota cicloturística pelo Paraná, passando pelas principais cidades. “Essa ciclorrota de Ponta Grossa terá uma média de 35 a 50 km. Por isso, pensamos que a rota poderia passar pela UEPG”, indaga.

Sanches Neto aprovou a ideia e ressalta que a ciclorrota pode passar pela Fazenda Escola e o Campus Uvaranas. “Nossa Fazenda fica a cerca de 5 quilômetros do nosso Campus, é possível fazer uma rota que liga esses dois locais, já  que dentro do Campus temos uma ciclofaixa”, destaca. O reitor adiciona que a UEPG possui o projeto de Campus Parque, em que a comunidade poderá utilizar os espaços para fazer exercícios físicos, caminhadas e visitar o Museu de Ciências Naturais.  “Na Fazenda Escola ainda temos banheiros e vestiário. Realizar a rota nas dependências da UEPG é de fácil planejamento, porque temos estrutura para receber o projeto”.

Em alinhamento às ações da Superintendência do Esporte e do Governo do Paraná, o coordenador de inovação Marcos Schemberger apresentou o Projeto Clube do Povo, em que disponibiliza para a comunidade locais para realização de práticas esportivas. “Esse é um projeto para atender a comunidade. A Secretaria dará todo o material esportivo e a Universidade entra com o local e recursos humanos”, explica. A proposta, segundo ele, é unir o atendimento à comunidade com oportunidades de estágio para acadêmicos.

“Podem contar com a UEPG”, frisa Sanches Neto. Para o reitor, o projeto vai ao encontro de atividades da UEPG. “Nossa proposta sempre foi derrubar os muros entre a Universidade e a comunidade. O Campus tem que ser para todo mundo, nós precisamos que a comunidade também nos use”, finaliza. A Superintendência tratará de termos e concessões para os projetos serem oficializados.

Estiveram presentes na reunião o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos; o coordenador operacional de projetos, Luis Henrique Santos; e coordenador de inovação, Marcos Schemberger.