UEPG desenvolve projeto com calouros e egressos
14/03/2014 - 19:12

O encontro “Família UEPG” reúne profissionais egressos e calouros da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na próxima quinta-feira (20/3), a partir das 17h30, no Centro de Convivência do Campus Universitário de Uvaranas. A realização integra o projeto do professor Gabriel Carranza, vice-reitor para Assuntos Internacionais da Universidade do Norte do Texas (UNT), de Denton (EUA), escolhido pela comissão Fulbright Scholar Program, do Departamento de Estado dos EUA, para o desenvolvimento de programas de egressos em universidades do exterior.

Carranza explica que o encontro “Família UEPG” resulta de seis semanas de desenvolvimento do projeto da Fulbrigth na instituição. O objetivo é introduzir valores na vida dos calouros, como excelência, integridade, liderança, lealdade, respeito e voluntarismo, em sinergia com veteranos e egressos convidados para o evento. Entre os ex-alunos, estará o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ex-reitor da UEPG, formado em Odontologia pela instituição em 1978, além de alunos de pós-graduação, professores, empresários e profissionais de vários setores.

Está prevista a participação do presidente da DAF Caminhões Brasil (Paccar Company), Marco Davila, um dos apoiadores do evento, representando a comunidade. O executivo da DAF falará sobre “Excelência e trabalho em equipe”. Segundo o professor Gabriel Carranza, como resultado desse esforço, se busca a formação de uma associação de egressos da UEPG, que já conta com uma presidência provisória, sob responsabilidade da professora Maria Aparecida de Oliveira Hinsching, graduada em Geografia pela UEPG, em 1977.

A solicitação junto à Fulbright, para que esse projeto fosse desenvolvido na UEPG, partiu da própria instituição, que mantém convênios de cooperação técnica e científica com a UNT. De acordo com o professor Gabriel Carranza, o projeto se fundamenta no apoio de egressos às instituições em que se formaram e no reflexo que isso pode ter na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. “É necessário formar o espírito de lealdade institucional, desde o primeiro dia de aula dos calouros”, diz. “Assim, se formam os egressos do futuro, que terão prazer em apoiar sua universidade”.

O vinculo do vice-reitor da UNT com a UEPG já passa de dois anos, desde sua primeira visita à instituição em maio de 2012, para estabelecer relações de intercâmbio e cooperação. No ano passado, ele ministrou seminário no curso de mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental, além de ter acompanhado visitas de professores da UNT e autoridades de Denton, à UEPG, instituições de ensino e empresas do Distrito Industrial de Ponta Grossa.