UEPG registra 19,6 mil inscritos no PSS 2017 03/10/2017 - 14:57
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) regista a inscrição de quase 20 mil candidatos no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2017. Destes, 3 mil concorrem às 483 vagas ofertadas no PSS III, terceira etapa do processo seriado para ingresso na graduação. As provas serão aplicadas em 26 de novembro, em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.
A UEPG é pioneira no Paraná na implantação do processo seletivo seriado. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na terceira etapa, o candidato opta por um dos 39 cursos ofertados pela instituição, que reserva ao PSS 25% das vagas anuais da graduação.
De acordo com os dados levantados pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), o curso de Medicina tem a maior concorrência no PSS 2017. São 311 inscritos para 10 vagas, ou seja, 31,1 candidatos por vaga. Em seguida vem o curso de Enfermagem, com 172 candidatos para 10 vagas (17,2 por vaga); Odontologia, com 202 inscritos para 15 vagas (13,4 por vaga); Engenharia Civil, 168 concorrentes a 13 vagas (12,9 por vaga); e Direito noturno, com 184 candidatos para 18 vagas (10,2 por vaga). Veja a relação completa da proporção candidato/vaga em www.cps.uep.br/pss.
LOCAIS DE PROVAS
As provas do PSS 2017 serão aplicadas no dia 26 de novembro. A partir de 26 de outubro, será informado o ensalamento dos candidatos. Para o acesso aos locais de provas, não será necessária a apresentação da ficha de inscrição. Os candidatos deverão apresentar um documento original de identificação com foto, não sendo aceitas fotocópias e nem documento onde constem as expressões ‘não alfabetizado’ ou ‘menor’.
Na realização da prova, o candidato também fará impressão datiloscópica do polegar direito, uma novidade no concurso. O procedimento já foi feito no Vestibular de Inverno 2017 da instituição e foi aprovado pelos inscritos. O novo método é mais rápido e seguro.
CONTEÚDOS
Na prova de Redação, o PSS I vai cobrar os seguintes gêneros de produção textual: comentários em blog; crônicas jornalísticas; narração escolar; e relato autobiográfico. Para o PSS II, serão cobrados os gêneros textuais: carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo-argumentativo; e resumo. No PSS III, os gêneros: carta de reclamação, carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.
Para as questões de Literatura Brasileira e de Língua Portuguesa, os candidatos do PSS I devem ler as obras: Antologia Poética (Gregório de Matos); Sonetos (Luís de Camões). Para o PSS II, os livros: Eu & Outras Poesias (Augusto dos Anjos); Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis); e no PSS III, serão explorados os seguintes livros: Amar, Verbo Intransitivo (Mário de Andrade); A Morte de Quincas Berro D'água (Jorge Amado); Livro Sobre Nada (Manoel de Barros); O Filho Eterno (Cristóvão Tezza); e O Ovo Apunhalado (Caio Fernando Abreu).
No link http://cps.uepg.br/inicio/index.php/pss/questoes-somatorio-video, os candidatos podem assistir ao vídeo sobre como funciona o sistema somatório utilizado pela UEPG nos concursos vestibulares e no PSS.
Mais informações em www.cps.uepg.br/pss.