UEPG reuniu mais de 14 mil candidatos nas provas do PSS neste domingo 28/11/2022 - 15:30

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou neste domingo (28) as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS). A instituição reuniu 14.233 candidatos, alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. No total, a taxa de abstenção foi de 7,30%.

Para quem fez o PSS 3, foi a vez de disputar 505 vagas entre os 39 cursos da graduação. A edição teve 2.979 candidatos nessa faixa. Nesta edição, a opção de graduação mais concorrida foi Medicina, com 43 candidatos por vaga. Em seguida, veio Engenharia de Software, com 17,9; Agronomia, com média de 12,5; Enfermagem, 11,4 candidatos; e Odontologia, com 10,6.

As provas aconteceram em um típico domingo em família. Na entrada da UEPG, familiares dos alunos acompanharam os adolescentes – para muitos era o primeiro processo seletivo da vida. Pais, mães, avós, tios, irmãos pequenos e até cachorros acompanharam alunos até o portão, como um sinal de boa sorte.

A estrutura da UEPG surpreendeu Mateus Groenwold Machado, de Itararé, São Paulo. Ele sonha em cursar Direito. “Escolhi fazer UEPG por ser boa e famosa. Já tinha ouvido falar da universidade porque todo mundo da minha cidade conhece e tenho muitos professores formados na UEPG”, conta.

Dentre as participantes do PSS 3 estavam as amigas Débora Eduarda Siom e Fabíola Storer. Ambas são colegas e vieram de Ivaí para prestar a prova no prédio do Colégio Agrícola da UEPG. “Nos primeiros anos foi bem difícil, não entendia muito, mas agora foquei mais nas específicas”, destaca Débora.

TRABALHO – Para que o PSS acontecesse, 1.567 pessoas trabalharam em 19 cidades do Paraná. Foram fiscais de sala, fiscais de corredor, operadores de detector de metal, serviço de limpeza e copa, serviço médico e motoristas.

DIVULGAÇÃO – A UEPG publicou o gabarito provisório das três provas, que pode ser conferido aqui. O resultado dos aprovados no PSS 3 está previsto para ser divulgado em 22 de dezembro. O desempenho individual para quem fez das provas 1 e 2 será publicado em 01 de março de 2023.

PSS – O PSS tem 25% das vagas da universidade e ocorre em três passos. As provas anuais (I, II e III) avaliam as competências e habilidades adquiridas pelo aluno em cada uma das séries do Ensino Médio. Os melhores classificados conquistam o acesso em precisar passar pelo vestibular tradicional.