UEPG se integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 19/10/2015 - 16:21

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com programação de atividades nesta segunda e terça-feira (19 e 20/10), no Hall Tecnológico, Campus de Uvaranas. A SNCT foi estabelecida pelo Decreto Nº 5.101, de 8 de junho de 2004. Realiza-se no mês de outubro sob a coordenação do MCTI, com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

O objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos em linguagem acessível, que estimule a curiosidade e motive a discussão das implicações sociais da Ciências e o aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema. Em sua 12ª, o evento tem como tema ‘Luz, Ciência e Vida’. A escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Na UEPG, as ações são coordenadas pelo Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, com apoio dos departamentos e colegiados de curso. Além de alunos da graduação, participam estudantes dos colégios estaduais Borell Du Vernay e Agrícola Augusto Ribas, CAIC Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha e os guardas mirins do Programa de ‘Formação Humana e Profissional para o Adolescente Aprendiz’.

A programação se repete nos dois dias do evento, com início às 9 horas e encerramento às 17h30. Na programação da terça-feira, às 15h, o evento registra a participação do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, acompanhado do professore Uendel da Silva Lima, coordenador geral da SNCT.

O professor Silvio Luiz Rutz da Silva (Departamento de Física) abre os trabalhos, falando sobre a ‘Evolução histórica da Física da luz’; depois, o acadêmico Alisson Garcia (Engenharia de Computação), faz uma exposição sobre ‘Drones’; o acadêmico Lucas Silva (Computação) fala sobre ‘Sensores com Arduino’; e o acadêmico Hugo Petla (Computação), discorre sobre o tema ‘Realidade aumentada’.

Ainda no período da manhã, os temas ‘Luz no decorrer da história’ e ‘Revelações da Luz’ entram em pauta com foco interdisciplinar envolvendo professores e alunos de vários departamentos. O professor Silvio Luiz Rutz da Silva volta para apresentar um ‘Conjunto de experimentos sobre a natureza da luz e suas aplicações’.

À tarde, a professora Rosane Falate (Departamento de Informática) faz uma abordagem sobre a ‘Aplicação prática da Física na Computação’. Na sequência, ocorre nova discussão em torno dos temas ‘Luz no decorrer da história’ e ‘Revelações da Luz’; o acadêmico Lucas Silva fala sobre ‘Comprimento de onda eletromagnética’; a professora Mareci Mendes de Almeida (Departamento de Engenharia de Alimentos) falar sobre “Espectrometria: uso da luz em análise de alimentos’; e o professor Adilson Chinelatto (Departamento de Engenharia de Materiais) discorre sobre o ‘Uso de luz polarizada para medir propriedades’.

A professora Tatiana Montes Celinski (Departamento de Informática) falará sobre o tema ‘A tecnologia é uma indústria limpa’. Em seguida, o professor Marcelo Ferrasa (Departamento de Informática) apresentará ‘Tecnologias de comunicação sem fio aplicada na termometria de grãos; a professora Tatiana Montes Celinski e Diolete Cerutti (Departamento de Informática) falarão sobre ‘Computação sustentável: uma reflexão sobre o uso das tecnologias de informação e o futuro’. As atividades se encerram com a mostra interativa ‘Física da Luz’, coordenada pelo professor Silvio Luiz Rutz da Silva.