Unespar apresenta Centro de Educação em Direitos Humanos para parceiros no Pacto Universitário 26/05/2017 - 11:34

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é uma das instituições que aderiram ao Pacto Universitário e nesta semana participou com outras universidades da primeira videoconferência promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A ação demarcou um momento de integração entre os parceiros que tem a missão de atuar em questões sobre os direitos humanos e a cultura de paz.

Durante a conferência foi apresentado o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Unespar. A coordenadora do comitê institucional no Pacto e do CEDH, professor Andrea Sério Bertoldi, detalhou a organização e o funcionamento do recém projeto criado na instituição nos sete campi da universidade. “Foi um espaço que trouxe a oportunidade de expor as principais ações relativas ao que vem sendo trabalhado por meio dos Núcleos de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), Núcleos de Educação para Relações de Gênero (NERG) e dos Núcleos de Educação Especial Inclusiva (NESPI) constituídos em todos os campi da universidade”, pontua.

Como detalha, o CEDH é um trabalho conjunto que envolve 35 pessoas organizadas em comitês gestores para o desenvolvimento de ações nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência na Unespar, a partir das iniciativas, vocações e demandas existentes em cada campus.

Entre os participantes da conferência estavam o diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, Daniel Ximenes, a coordenadora Geral de Educação em Direitos Humanos, Patricia Mollo e equipe, que orientaram sobre a elaboração e execução dos planos de trabalho do Pacto Universitário e trataram sobre a realização de seminários até o final do ano.

Os representantes do MEC enfatizaram a importância do desenvolvimento de atividades educacionais, de proteção e promoção dos direitos humanos nas Instituições de Ensino Superior, articuladas com a implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, que existe de 2012.

Segundo a professora, a conferência foi importante para marcar efetivamente a criação da rede nacional de relações e dar visibilidade para as ações institucionais. A expectativa é que o trabalho auxilie a superar a violência, preconceito e discriminação no ambiente universitário.

Para saber mais sobre o CEDH da Unespar acesse www.unespar.edu.br/projetos/cedh

Informações sobre o Pacto Universitário estão em educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br