Unespar inaugura nova unidade para práticas jurídicas e projetos de inovação, em Paranavaí 28/11/2022 - 09:40

Confira o áudio desta notícia

 

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) inicia nesta segunda-feira (28) o atendimento do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do campus de Paranavaí, no Noroeste do Estado. O novo espaço acadêmico passa a contribuir para o conhecimento prático, associado ao aprendizado teórico dos estudantes do curso de Direito. No local, são ofertadas consultoria e assistência jurídica gratuita para cidadãos que residem nos municípios da região, cuja renda familiar seja de até três salários mínimos. 

A instituição de ensino superior também implantou o escritório local da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec), com unidade do Hotel Tecnológico da Unespar, um espaço voltado para a incubação de empresas, projetos e negócios inovadores. A Agitec atua no gerenciamento da política de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, e na coordenação de ações estratégicas e institucionais, relacionadas à propriedade intelectual.

Com investimento de R$ 406,8 mil, a construção do NPJ e a adequação de espaços para as ações de empreendedorismo e inovação foram viabilizadas por meio de cooperação técnica, científica e financeira com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são oriundos do Fundo Paraná, dotação administrada pela Seti, para o fomento da ciência, tecnologia e inovação.

A reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, destaca o trabalho em rede que vem sendo desenvolvido. “A Agitec atua em rede, com escritórios nos municípios onde estão localizados os campus da universidade, cada um atendendo demandas de determinadas áreas do conhecimento. Em Paranavaí, especificamente, serão conduzidos projetos relativos à propriedade intelectual”, afirma.

As demais unidades da Agitec estão em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória.

AÇÕES GOVERNAMENTAIS – No novo espaço acadêmico serão operacionalizadas ações governamentais, como o programa Paraná Empreende Mais – curso online e gratuito de capacitação gerencial e mercadológica para empreendedores individuais e micro, pequenos e médios empresários. Até setembro, a Unespar alcançou a marca de 1.205 inscritos de 145 municípios nessa formação empreendedora, sendo alguns interessados em iniciar os próprios negócios.

Outros serviços que passam a ser ofertados em Paranavaí estão no portfólio do Escritório de Projetos de Engenharia (Projetek), que tem como finalidade auxiliar obras públicas de pequenos municípios com até 30 mil habitantes. Assim como nas demais universidades estaduais, esse escritório acadêmico está equipado com tecnologia na área da construção civil, com capacidade para elaboração de diferentes projetos arquitetônicos e diversos tipos de empreendimentos públicos, como creches, escolas, postos de saúde e outras edificações.

Serviço:

Núcleo de Práticas Jurídicas da Unespar

Local: Campus de Paranavaí

Av. Gabriel Esperidião, S.N – Jardim Morumbi

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h

GALERIA DE IMAGENS