Unespar lança vestibular exclusivo para novos cursos tecnológicos em Loanda 03/05/2023 - 12:30

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou nessa terça-feira (2) um vestibular exclusivo para os novos cursos tecnológicos de Agroecologia, Gestão de Produção Industrial e Gestão do Turismo, ofertados no período noturno, cada um com 40 vagas.

As graduações foram anunciadas no final de 2022 e autorizadas no mês passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior. As inscrições seguem até 21 de maio, com taxa no valor de R$ 20.

Vinculadas ao Campus de Paranavaí, as atividades acadêmicas dos cursos serão realizadas na antiga Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), no município de Loanda. Gestão do Turismo terá duração de dois anos e meio e as graduações em Agroecologia e em Gestão de Produção Industrial de três anos. O ingresso dos alunos será no segundo semestre de 2023.

O processo seletivo ocorrerá em fase única, no dia 4 de junho, a partir de uma prova de redação. Os interessados podem concorrer às vagas pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas, em três modalidades: candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; candidatos pretos e pardos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; e pessoas com deficiência com Ensino Médio completo.

Durante evento de lançamento da campanha do vestibular, no Cine Teatro Mario Matarezzi, em Loanda, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o compromisso do Estado com a ampliação da educação superior, de acordo com as potencialidades locais e regionais.

“O anúncio desse vestibular representa mais um compromisso do governador Ratinho Junior para a interiorização e diversificação da formação superior no Paraná. Nessa nova dinâmica de formação os cursos são voltados às características e vocações regionais, ofertados de acordo com a demanda”, afirmou o secretário.

Segundo a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, os profissionais formados pelos novos cursos vão contribuir com o desenvolvimento da região. “A oferta desses novos cursos tecnológicos em Loanda atende uma demanda do Noroeste do Paraná, com foco no potencial econômico da região. Assim, a Unespar acentua a inserção na região, buscando contribuir ainda mais para o desenvolvimento local e regional”, disse.

Além das informações solicitadas na ficha de inscrição, os candidatos também devem preencher um questionário socioeducacional. A indicação dos locais para a realização da prova de redação será disponibilizada pela instituição de ensino superior até 31 de maio. De caráter eliminatório e classificatório, a prova terá duração de 2 horas e 30 minutos, com início previsto para as 14 horas. O resultado final do vestibular será divulgado em 21 de junho.

ATENDIMENTO ESPECIAL – A Unespar disponibiliza atendimento especial ou banca especial, a fim de assegurar igualdade de oportunidade para todos os candidatos. O edital prevê o atendimento especial para pessoas com deficiências (física, neuromotora, auditiva, visual, intelectual, mental, múltipla deficiência, transtorno do espectro autista); transtornos do desenvolvimento (dislexia; síndromes de Tourett; síndrome do pânico); e transtorno de personalidade borderline.

INSENÇÃO – Conforme o edital, é possível requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição a partir de sexta-feira (5). O benefício pode ser solicitado por cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (Sistc), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Além desse público, doadores de sangue e de medula óssea também podem requerer a isenção, assim como servidores da Unespar com renda de até três salários mínimos e que não tenham concluído um curso superior.

ÁREAS PROFISSIONAIS – O curso de Agroecologia formará profissionais aptos para planejar, orientar e administrar a produção rural, observando aspectos de conservação do meio ambiente e de aplicação de tecnologias sustentáveis para o campo.

No curso de Gestão da Produção Industrial os estudantes serão capacitados para propor soluções e melhorias no setor da indústria, observando a otimização de materiais e a aplicação de normas de segurança do trabalho e gestão ambiental.

Os egressos do curso de Gestão do Turismo poderão atuar em diferentes atividades e organizações do segmento, como: analista de produtos de viagem em agências de turismo; agente de ecoturismo; analista de turismo corporativo; centros gastronômicos, empresas de eventos, hospedagem, recreação e lazer; consultoria; companhias aéreas e cruzeiros marítimos; e órgãos públicos.

PRESENÇAS – Entre outras autoridades do Noroeste, também particparam o evento os prefeitos José Maria Pereira Fernandes (Loanda), Francisco Antônio Boni (Santa Cruz de Monte Castelo) e José Aparecido da Silva (Marilena).

Pela Unespar estavam presentes a diretora do Campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa; a coordenadora da Comissão Central do Concurso Vestibular, Aurea Viana Andrade; as diretoras Helena de Oliveira Leite (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas) e Maria Tereza Martins Fávero (Centro de Ciências da Saúde); e o coordenador administrativo dos cursos tecnológicos, Luciano Ferreira.

Serviço:

Vestibular para novos tecnológicos da Unespar

Inscrições: 2 a 21 de maio – AQUI | Edital

Cursos: Tecnologia em Agroecologia; Tecnologia em Gestão de Produção Industrial; e Tecnologia em Gestão do Turismo

Solicitação de isenção: 5 a 15 de maio

Homologação de inscrições: 25 de maio