Unicentro coordenará fórum nacional de Comunicação 13/10/2008 - 14:12

13/10/08
Uma equipe da área de Comunicação da Unicentro inicia nesta segunda (13) uma série de ações em favor do novíssimo Fórum Nacional de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais (Focco), criado no final de semana passado em Maceió, durante o 43º Fórum de Reitores da Abruem - entidade presidida pelo reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e que reúne 47 instituições de ensino superior brasileiras, agregando aproximadamente 800 mil alunos.
O Focco constituiu uma diretoria provisória, que se encarregará de efetuar os trâmites legais da entidade e promover os primeiros projetos de divulgação do sistema Abruem. A diretoria tem três membros: Márcio Fernandes (presidente), professor do Decs e coordenador de Comunicação Social da Unicentro; Irvana Schemin (vice-presidente), coordenadora de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg); e Alcindo Barros Neto (secretário), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Durante o 43º Fórum, representantes da Comunicação das afiliadas à Abruem promoveram debates que culminaram na estruturação do Focco. Um dos encontros técnicos foi com a jornalista Susana Branco, assessora de Imprensa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do PR (Seti). Ela ministrou conferência sobre as ações integradas de Comunicação Institucional da Seti.
A lista de ações inaugurais do Focco inclui a produção e veiculação de um programa semanal de rádio, divulgando a rede da Abruem e que deverá ser levado ao ar em dezenas de emissoras radiofônicas e portais do país. Paralelamente, o Focco organizará um guia nacional de fontes para a imprensa (professores e servidores devidamente qualificados aptos a conceder entrevistas técnicas, em diversas áreas do conhecimento) e uma agência nacional de notícias. A cada seis meses, o grupo irá se reunir.
O próximo encontro deverá ser em Foz do Iguaçu, em março de 2009. “A Abruem tem um papel importantíssimo na sociedade brasileira e o Focco deverá contribuir decisivamente para tornar esse papel conhecido em larga escala pela opinião pública, especialmente pelos órgãos e instituições de fomento à Educação”, pondera o professor Vitor Hugo Zanette, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e que esteve no 43º Fórum da entidade.
Além dos reitores da UEPG e da Unicentro, também participaram do evento os reitores das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibíades Luiz Orlando; de Maringá (UEM), Décio Sperandio; e de Londrina (UEL), Wilmar Sachetin Marçal.