Unicentro doa álcool em gel para escolas municipais de Guarapuava 03/04/2014 - 11:50

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ), entregou à Prefeitura Municipal de Guarapuava 700 quilos de álcool em gel, referentes ao primeiro lote doado para as escolas municipais da cidade. Esse foi o segundo ano seguido em que a Universidade realiza a ação.

Segundo a secretária de Educação, Doraci Luy, aproximadamente 17 mil pessoas serão beneficiadas, entre elas cerca de 16 mil alunos das escolas do município. Para ela, já se tornou um hábito nas escolas as crianças usarem o álcool em gel para a higienização das mãos. “Nós temos o projeto ‘Saúde na escola’, que incentiva práticas de prevenção a doenças, e as nossas crianças valorizam a necessidade de se fazer a utilização do álcool”, destacou a secretária.

Neste ano a doação será feita em duas etapas, a primeira com 700 quilos de álcool em gel e, dentro de alguns meses, mais 300 quilos serão entregues para reposição. Segundo o coordenador do projeto de produção do álcool em gel, Maico Taras, toda a produção é destinada à entidades assistenciais, colégios estaduais, escolas municipais, delegacia da receita federal, polícia federal, polícia militar, corpo de bombeiros, entre outras entidades.

A entrega foi feita pelo reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, que destacou ser este o momento ideal para a entrega, por conta da chegada do inverno e das conhecidas doenças da época. “Nesse período em que se aproxima o inverno, a assepsia das mãos é muito mais recomendada para prevenir o contágio com o vírus da gripe”, afirmou o reitor. Já o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, destacou que a doação é um apoio à saúde pública do município “acaba tendo um papel importante, nesse aspecto de vigilância sanitária, ajudando a manter as nossas crianças mais saudáveis” afirmou.

Projeto - O álcool gel é produzido no Campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava, a partir de bebidas apreendidas pela Receita Federal, em postos de fiscalização do Paraná, e doadas à universidade.

O Projeto Físico-químico para Recuperação de Álcool Presente em Bebidas começou em 2009 e foi criado para dar um destino ecológico e socialmente correto às bebidas. O álcool é extraído dos mais variados tipos de bebidas, como cerveja, licores, wisky, vodka, vinho. A quantidade retirada varia conforme o teor alcoólico da matéria prima, que vai de 4% a 70%, conforme a composição da bebida. Em 2013 a produção de álcool em gel atingiu  a marca de 5 toneladas do produto.