Unics terá laboratório de análise de combustível, água, solo e frutas 06/02/2007 - 14:30

O Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (Unics), que fica em Palmas, deve ganhar até o final de julho deste ano o Laboratório de Análise de Água, Combustível, Solos e Frutas. A estrutura começou a ser construída nesta segunda-feira (5), com investimento de R$ 400 mil do governo do Estado, por meio do Fundo Paraná.
A obra faz parte da criação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Social das Regiões Sul e Sudoeste do Paraná, iniciada no ano passado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos, mantenedor do Unics. Além do laboratório, serão construídos um almoxarifado e uma garagem.
Para a pró-reitora de Ensino do Unics, Sirlei Dias Teixeira, esse laboratório vai melhorar a interação entre os cursos, capacitar acadêmicos e gerar oportunidades de trabalho. “O início das obras para criação desse laboratório do núcleo de pesquisa, que já é uma realidade, vem confirmar a busca do Unics pelo desenvolvimento educacional de Palmas e região”, afirma.
Segundo Sirlei, o laboratório vai prestar serviços para empresários e agricultores, com análises da composição de combustíveis, água e solo. “Tudo isso vai ajudar e muito no desenvolvimento social da nossa região, além de promover a interação entre o Centro Universitário e a comunidade, com a pesquisa e a prestação de serviços”, diz.
Fruticultura – Além desse investimento, o governo do Estado, por meio da Seti, adquiriu para o Programa de Desenvolvimento de um Pólo de Fruticultura e Florestais, da Unics, um carro zero quilômetro, no valor de R$ 25.450,00. O veículo, modelo Gol City 1.0, será entregue na próxima semana e deve atender monitores e bolsistas nos treinamentos e visitas a pomares e viveiros.
De acordo com o coordenador do Curso de Tecnologia Agroflorestal do Unics e do Programa de Fruticultura, Gilberto Putti, o objetivo desse projeto é propiciar o desenvolvimento da fruticultura e silvicultura em Palmas e região. Com a aquisição do automóvel e do micro-ônibus, entregue no ano passado, além da construção do laboratório de análise de frutas, o governo do Estado contribui para o desenvolvimento da economia local e regional. “Com isto, a instituição de ensino e o governo colaboram para que a comunidade tenha novas opções na agricultura”, observa Putti.