Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural 11/04/2024 - 14:10

Confira o áudio desta notícia:

 

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou a relação de aprovados para o Programa de Residência Técnica em Economia Rural. As matrículas devem ser feitas pelo site da instituição até 22 de abril e o início das atividades está previsto para 1º de maio. Os residentes selecionados são das áreas de administração, agronomia, direito, economia, engenharia cartográfica, medicina veterinária e nutrição, e terão direito a bolsa-auxílio mais vale-transporte no valor de R$ 2.639,00, por até dois anos.

Considerados política pública de Estado, os programas de Residência Técnica têm amparo na Lei nº 20.086/2019, e são coordenados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é investir na qualificação contínua do setor público com cursos de pós-graduação, totalmente custeados pelo Estado com a possibilidade de desenvolver atividades práticas em órgãos do governo.

Atualmente, estão em atividade 15 programas de Residência Técnica, que contribuem para a formação de 1.720 profissionais de diversas áreas. Desde o início dos programas, 1.663 profissionais receberam o título de especialista. Durante a Restec em Economia Rural, que está na segunda edição, os residentes irão desenvolver suas atividades práticas em órgãos ligados à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Além de Curitiba, os alunos selecionados ocuparão as vagas oferecidas nos municípios de Apucarana e Ivaiporã, no Vale do Ivaí; Campo Mourão, no Centro-Oeste; Cascavel e Toledo, na região Oeste; Maringá e Umuarama, no Noroeste; Cornélio Procópio, na região Norte; Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, no Sudoeste; Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul; Jacarezinho, no Norte Pioneiro; Paranaguá, no Litoral; Pitanga, na região Central; e Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

SERVIDORES – O programa também oferece 56 vagas no curso de pós-graduação em Economia Rural para capacitação de servidores públicos estaduais do Paraná O processo de seleção é realizado por meio da Escola de Gestão do Paraná, ligada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). As vagas são destinadas para servidores públicos civis, militares, comissionados e empregados públicos do Poder Executivo.