Unioeste e Mapperidea assinam parceria para criação de softwares 02/06/2020 - 13:30

Hoje (01) foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Mapperidea, visando o compartilhamento de um processo/ tecnologia de criação e programação de softwares, para aprimorar a formação dos acadêmicos e otimizar atividades técnicas da Universidade.

Dessa forma, a Mapperidea, quando for assinado o termo de cooperação, concederá à Unioeste licenças para utilização de seu processo de programação e do Software Mapperidea, e a Unioeste, explora a sistemática de programação em seu Núcleo de Tecnologia da Informação, bem como aplicando-o em seus cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão.

Na ocasião, o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, salientou a importância de projetos que promovem a parceira da Instituição com empresas do setor privado que possam somar na divulgação das pesquisas e ensino realizados na Universidade. "O conhecimento não pode mais ficar restrito ao interior da comunidade, ele precisa chegar na população. Essa parceria nos enche de orgulho. Essa ferramenta, que otimiza o tempo, é algo essencial para o setor público e privado.  Não tenho dúvidas que parcerias como esta irão ter apoio do governo e trarão ainda mais frutos para a Universidade e a comunidade externa. ", disse

O CEO da empresa Mapperidea, Clovis Wichoski, reiterou ainda que a empresa estará sempre à disposição da Universidade no desenvolvimento do projeto e para execução de atividades que possam aprimorar as ferramentas para criação e programação dos softwares. "Traz para nós uma grande oportunidade de visibilidade. É uma satisfação imensa, a concretização de um sonho mostrar isso para sociedade, e todos poderão se beneficiar com isso", concluiu.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Nupeace), Maria da Piedade Araujo, afirma que já existe um projeto de extensão aprovado, por meio do qual o CEO da Mapperidea vai ensinar os acadêmicos inscritos a ferramenta Mapperidea. O Curso terá início em 15 de junho com 40 horas. Posteriormente, em julho, será inferido uma turma para os Avançados, ou seja, para professores e técnicos que já trabalham com desenvolvimento de sistemas. “A importância da assinatura desse protocolo, é que nos possibilitará em curto prazo, estar assinando um termo de cooperação em que a Mapperidea passará para a Universidade a ferramenta que eles desenvolveram que ajudará a aumentar a eficiência no processo de desenvolvimento de softwares.”

Da equipe da Mappridea ainda participaram da cerimônia: João Marius Ferreira, Wanderson Nunes e João Carlos Nardi Júnior além o vice reitor da Unioeste, professor Gilmar Ribeiro de Mello; o pró-reitor de Administração e Finanças, Geysler Rogis Flor Bertolini, o diretor do Campus de Cascavel, Aníbal Mantovani Diniz e a coordenadora do curso de Administração do Campus de Cascavel, Sandra Mara Stocker Lago além de outros assessores e servidores da Unioeste.