Universidade Em Movimento beneficia a UEL com recursos de R$ 15 milhões 13/11/2008 - 18:08

A secretaria de Estado, Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve na manhã desta quinta-feira (13), na Universidade Estadual de Londrina (UEL) para lançar o novo programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Universidade Em Movimento, que vai investir R$ 15 milhões na UEL. “Os impostos pagos pela população paranaense estão sendo investidos na ciência, tecnologia e na educação”, afirmou  a secretária.
Esse novo programa vai destinar recursos no valor R$ 82 milhões às 13 instituições de ensino superior público estadual, beneficiando mais de 100 mil estudantes, técnicos, professores e pesquisadores. Segundo a secretária Lygia, esse volume de investimentos e a forma de repasse são inéditos na história do ensino superior estadual. De acordo com a secretária, o desafio agora é levar todos os cursos de graduação a um nível de excelência.
Para Lygia Pupatto, todo o desenvolvimento sustentável de uma nação se faz a partir da educação, da ciência, da transferência de tecnologia para a população e com a presença da universidade dentro da comunidade. “Isso já vem acontecendo em todo o Estado, com o programa Universidade Sem Fronteiras e  com a contínua na valorização do ensino superior estadual”, ressaltou.
Os investimentos serão empregados na implantação de laboratórios de informática em todos os cursos de graduação, aquisição de novos veículos para o Universidade Sem Fronteiras, modernização das Fazendas-Escolas com tratores, caminhões e máquinas semeadeiras, além de outros equipamentos para as instituições e para a construção de centros de integração do PDE.
O vice-reitor da UEL, César Antonio Caggiano Santos, destacou que o Universidade Em Movimento traz mudanças positivas para a Universidade. “É um recurso que vai dar possibilidade ao  desenvolvimento de novos projetos e para um atendimento melhor aos estudantes, professores, técnicos e pesquisadores”, disse Caggiano.
A professora Magali Cleber, ressaltou a importância da atual gestão da Seti, em busca das melhorias em todas as instituições estaduais de ensino superior. “O Universidade Em Movimento é uma ação política concreta de investimento muito bem pensada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria. Esses recursos são voltados para todas as áreas, onde vemos o desenvolvimento de todo o conhecimento que pode ser compartilhado dentro de cada instituição”, disse a professora Magali.
O aluno do curso de Serviço Social, Fernando Camara, falou da importância de ter o acesso à internet gratuita e sem fio dentro da universidade. “Todo esse investimento traz grandes avanços no ensino dentro da Universidade, buscando cada vez mais a excelência em todos os cursos”, disse.