Universidade do Norte do Paraná vai receber R$ 850 mil do governo estadual 10/08/2007 - 16:40

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou nesta quinta-feira (9), em Jacarezinho (Norte Pioneiro), de reunião com o Conselho Executivo da Universidade do Norte do Paraná (Uenp). Na reunião, foram discutidos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o estatuto da universidade. Também foi assinado convênio no valor de R$ 850 mil.
“O desenvolvimento da região está diretamente ligado à instituição”, disse o prefeito de Jundiaí do Sul, Joel Marciano Rauber, representante da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), que participou da reunião. Também participaram da reunião o presidente da Fundação Araucária, José Tarcisio Trindade; o reitor da Uenp, dom Fernando Penteado e o vice-reitor da UENP, Luiz Carlos Bruschi.
A reunião teve a presença de diretores das instituições que integram a Uenp: diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop), Onofre Ribeiro de Almeida; Jaime Domingues Brito, diretor da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (Fudinop); Ilca Maria Setti, diretora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciência e Letras de Jacarezinho (Fafija); Fábio Antônio Martini, vice-diretor da Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija); Eduardo Meneghel Rando, diretor da Fundação Faculdades Luiz Meneghel (Ffalm); Josiane de Araújo, secretária geral da Ffalm; e Ana Claudia Ferger, secretária do Conselho Executivo. Também presentes na reunião a prefeita de Jacarezinho, Valetina Helena Tonetti e a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Jacarezinho Laura Gomes do Amaral.

Fafija inaugura novas instalações - Com a presença da secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e do diretor da Fundação Araucária, José Tarcísio trindade, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija) inaugurou nesta quinta-feira (9), as novas instalações da instituição. Os recursos são da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e Fundo Paraná. Participaram da solenidade alunos, professores e funcionários. “Estamos proporcionando excelentes condições aos professores, para que eles possam formar cidadãos cada vez melhores”, disse a secretária Lygia.
Com o objetivo de criar um espaço para o diálogo entre os professores de ensino superior e ensino fundamental e também para elaboração de projetos de desenvolvimento regional foi construído o Laboratório de Ensino Superior de História (Lephes). O novo laboratório vai beneficiar alunos e professores da Fafija e a comunidade local.
“Nós nunca tivemos tantas melhorias e tanto apoio da Seti e da Fundação Araucária como neste governo”, disse a diretora Ilca Maria Setti. No Bloco 1 da faculdade foram construídos o arquivo morto, gráfica, salas de pesquisas de matemática e educação, cozinha e cantina. No bloco 2, foram reformadas as salas de aula e os banheiros.

Amunorpi - Prefeitos da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunorpi) reuniram-se nesta quinta-feira (9), em Jacarezinho, com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto. Segundo ela, entre 2007 e 2009 serão aplicados aproximadamente R$ 3,0 milhões só em infra-estrutura na universidade. “As nossas instituições existem para promover o desenvolvimento no nosso Estado. Quanto mais as nossas universidades tiverem a interlocução com a sociedade, melhor para o Paraná e a região”, disse a secretária.
Na reunião, que também contou com a presença do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, o presidente da Amunorpi, Efrain Bueno Morais, prefeito de Quatiguá, destacou a importância da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para o desenvolvimento da região.
O vice-diretor da Uenp, professor Luís Carlos Bruchi, disse que o Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade será submetido à aprovação nos próximos dias e o regimento interno da Uenp deverá ser aprovado no próximo dia 17, em uma reunião na Faculdade Estadual Luiz Meneghel (Ffalm). “O processo de credenciamento será concluído no dia 22 de agosto”, informou.