Universidades Estaduais firmam convênio com o Incra 06/02/2009 - 16:43

O Governo do Paraná autorizou as Universidades Estaduais do Centro Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG) a firmar convênio com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para execução de Relatórios Antropológicos. A solicitação foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
O desenvolvimento destas ações visa dar contribuição à efetivação de políticas públicas direcionadas aos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RtiDS) referentes às comunidades quilombolas do Estado do Paraná, denominadas Varzeão, no município de Doutor Ulysses, Córrego Franco e  São João, em Adrianópolis – as três na região do Vale do Ribeira.
O objetivo geral do estudo é a regularização das terras quilombolas, dada a elevada relevância social para as comunidades afro-descendentes do Estado. Além disso, o projeto viabiliza estudos nas universidades estaduais em contribuição para a melhoria dos indicadores sociais, ambientais, econômicos e culturais do Paraná, produzindo um impacto na transformação social, promovendo diálogos de saberes acadêmicos e popular, ampliando suas atividades extensão, desenvolvendo e capacitando o ensino de graduação e pós-graduação.