Universidades Estaduais ofertam mais de 4,5 mil vagas pelo Sisu 07/01/2016 - 09:30

Das sete universidades estaduais, cinco estão inseridas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que abre as inscrições na próxima segunda-feira (11). Juntas, as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Paraná (Unespar), do Norte do Paraná (Uenp), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro), ofertam 4581 vagas pelo Sisu este ano.

Para participar do Sisu, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 e obteve nota acima de 0 na prova de redação. O resultado das provas do Enem será divulgado nesta sexta-feira (8) no site enem.inep.gov.br .

A partir deste ano, a UEL aderiu pela primeira vez ao Sisu como critério de seleção para ingressar na instituição. Das 3090 vagas ofertadas para o vestibular 2016, 540 são para o Sisu. Confira quais cursos disponibilizam as vagas em http://goo.gl/sYqVbO.

A Unespar e a Unicentro que aderiram ao Sisu em 2015, mantiveram o mesmo para 2016. A Unespar disponibiliza 1448 vagas neste sistema em todos os seus sete campi (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória), exceto para os cursos que exigem Prova ou Teste de Habilidade Específica, como é o caso de alguns cursos do câmpus Curitiba I e câmpus Curitiba II.

Na Unicentro, 1095 vagas (50%) serão preenchidas por alunos participantes do Sisu. A outra metade para os aprovados nos concursos vestibulares (40%) e os participantes do Programa de Avaliação Continuada (10%).

Já a UENP oferta 270 vagas em todos os campi da instituição. Confira o quadro de vagas na Uenp: http://goo.gl/L4U9pD. Para o ano letivo de 2016, a Unioeste, pioneira entre as instituições estaduais de ensino superior, manteve sua participação no sistema utilizando 1228 vagas dos cursos de graduação disponibilizadas para ingresso pelo Sisu (50%) e 50% pelo vestibular.

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas no período de 11 a 14 de janeiro no site www.sisu.mec.gov.br. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro.

Os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 de janeiro até as 23h59 do dia 29. O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição.

SISU - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual, instituições públicas de ensino superior, oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para participar do Sisu, os alunos devem ter realizado o Enem 2015, além de não poderem ter obtido nota zero na redação da prova. Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de vagas, indicando a ordem de preferência e a respectiva modalidade de concorrência.
O processo seletivo do Sisu é gratuito e realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. Em 2016, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição.