Universidades estaduais assinam protocolo de intenções para intercâmbio acadêmico com universidade coreana 26/03/2014 - 16:36
A comitiva conheceu as universidades estaduais de Londrina (UEL), do Norte do Paraná (UENP) e do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Em Londrina a comitiva da Coreia do Sul visitou o Laboratório de Línguas da UEL, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e o Centro de Ciências Agrárias (CCA). Na ocasião foi assinado pela reitora Nádina Moreno e pelo reitor Won Mook Lee, um protocolo de intenções com a universidade sul coreana Hanbat National University para viabilizar programas de intercâmbio e pesquisa entre as duas instituições.
O grupo de sete sul-coreanos visitou também as estruturas do campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Os estrangeiros participaram de um colóquio para divulgação de cursos e outras oportunidades em seu país de origem, no Miniauditório de Biologia. O colóquio reuniu principalmente docentes e pesquisadores interessados em mobilidade internacional ou desenvolvimento de projetos de cooperação.
Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o reitor em exercício Rinaldo Bernardelli Junior, assinou um Memorando de Entendimento para Intercâmbio e Cooperação Acadêmica com a Universidade Nacional Hanbat, da Coreia do Sul.
O Memorando, assinado na presença da comitiva da universidade coreana e das professoras Eliane Segati e Carmen Sylvia Giovannetti Alves Purguer da UENP, estabelece a possibilidade de se promover e implementar intercâmbios de professores e alunos, como também de informações e materiais relacionados a programas de pesquisa da instituição. O acordo possibilitará ainda a condução de projetos de pesquisa colaborativa, a organização de simpósios, conferências e encontros, além de promover o desenvolvimento linguístico.
A comitiva visitou os três campi da UENP. No Campus Cornélio Procópio (CCP), o grupo conheceu o Laboratório de Genética e Conservação (Gecon), o Laboratório de Línguas, a Brinquedoteca e os trabalhos desenvolvidos pelo programa Bom Negócio Paraná, em reunião realizada com a diretora do Campus, Fátima da Cruz Padoan, e diretores de centros de estudos, professores e estagiários da Instituição.
O grupo, acompanhado pela professora Eliane Segati Rios Registro, visitou, no Campus Luiz Meneghel (CLM), o Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite. No Campus, a comitiva, recepcionada pelo diretor Eder Paulo Fagan, acompanhou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de potencializar a extensão tecnológica focada na cadeia produtiva do leite, pela difusão de conhecimentos e tecnologias geradas pelas instituições envolvidas no projeto.
Em Jacarezinho, os coreanos visitaram a Clínica de Fisioterapia e os Laboratórios de pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS). No local, puderam acompanhar, juntamente com o diretor do campus Jacarezinho, Fábio Antonio Neia, e professores, o atendimento a pacientes assistidos pela Instituição, e testes físicos realizados como demonstração dos aparelhos utilizados em pesquisas e avaliações físicas de atletas e da comunidade.
A parceria fechada entre as duas Instituições foi negociada pela professora Eliane Segati, coordenadora geral do programa Ciência Sem Fronteira na UENP, que, em 2013, participou de visita oficial a universidades e institutos de pesquisa, tecnologia e inovação da Coréia do Sul.
A Hanbat National University fica na cidade Daejeon, situada no centro da Coreia do Sul. A Instituição possui dez mil alunos, 70% deles da área de Engenharia.