Universidades estaduais farão ações de cidadania e cultura no Litoral e RMC 19/04/2023 - 11:50

Confira o áudio desta notícia:

Os municípios de Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral, e as cidade de Cerro Azul, Doutor Ulisses e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, aderiram à Operação Rondon Paraná 2023 do Governo do Estado. Idealizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciava consiste numa série de ações de extensão universitária voltadas ao bem-estar dos cidadãos. A operação está prevista para o período de 11 a 21 de outubro.

As atividades serão desenvolvidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento irão beneficiar, de forma voluntária e colaborativa, as comunidades com projetos de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.

Semelhante ao Projeto Rondon do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. A ação governamental acontecerá, principalmente, em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, destaca a importância dessa ação de governo para a população. “O intuito é aplicar soluções inovadoras e sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais”, disse ele. “Serão ações transformadoras de cidadania, cultura e solidariedade para formar multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais, e contribuir com desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas”, acrescentou.

VISITA PRECURSORA – Em cada município, as atividades extensionistas serão desenvolvidas por duas instituições estaduais de ensino superior. No decorrer do mês de maio, equipes das universidades visitarão as comunidades das oito cidades inscritas para um reconhecimento local e diálogo com as lideranças para a definição das ações e do apoio logístico para os rondonistas, como alimentação, alojamento e transporte. Todas as despesas com alimentação serão custeadas pela Seti.

Confira as instituições estaduais designadas para cada município inscrito na Operação Rondon Paraná 2023:

Antonina – Unioeste e UENP

Cerro Azul – Unioeste e Unespar

Doutor Ulisses – UEL e Unioeste

Guaratuba – UEPG e UEL

Morretes – Unicentro e Unespar

Paranaguá – UEM e Unioeste

Pontal do Paraná – UEM e Unicentro

Rio Branco do Sul – UEPG e UENP