Universidades estaduais intensificam campanha de prevenção ao câncer de próstata 06/11/2014 - 16:10

Em extensão ao outubro rosa, o novembro azul é dedicado à campanha de conscientização da população masculina sobre a importância do exame de toque retal e o PSA, para diagnóstico precoce do câncer de próstata. As universidades estaduais do Paraná participam da mobilização e, durante esse mês, realizam atividades especiais de orientação sobre a doença para a comunidade. Só neste ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer no Brasil (Inca), estimam-se 68.800 novos casos de câncer de próstata no país, ou seja, 70,42 casos a cada 100 mil homens. E com o aumento da expectativa de vida mundial, a previsão é que o número de novos casos da doença tenha um aumento de 60% até o ano de 2015.

UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com o Conselho Regional de Farmácia Júnior, a Farmácia Ensino e Departamento de Farmácia (DFA), promovem um dia especial para a campanha no próximo sábado (8), das 9 às 13 horas, na Praça Napoleão Moreira da Silva. O objetivo é incentivar os homens a intensificarem os cuidados e a quebrar tabus em relação à doença. Também serão dadas orientações sobre cautela no trânsito, e o malefício do uso do álcool e do cigarro.

Alguns serviços serão oferecidos à população como: verificação da pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV e fornecimento de informações a respeito do assunto, feitos pelos alunos. A programação visa enfatizar a importância dos cuidados por esta parcela da população, pois quanto mais cedo for identificada a doença, maiores são as chances de cura. “A intenção é fazer com que a população também volte os seus olhos para a saúde do homem e assim lembrá-lo que ele também deve se cuidar”, destaca o professor Marco Antonio Costa do DFA, organizador das atividades.

Uenp
No município de Bandeirantes, o Núcleo de Agroecologia e e Territórios (Neat), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), irá promover a campanha durante todo o mês de novembro. O prédio do Neat irá ganhar uma iluminação especial nesse período em referência ao movimento “Novembro Azul”. Segundo o professor Rogério Macedo, coordenador do Neat, a campanha irá enfatizar a importância da prevenção, pois os indicadores da saúde masculina são preocupantes, justamente pelas dificuldades dos homens de procurarem atendimento médico.

UEL

Os estudantes de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o apoio da Pró- Reitoria de Extensão (Proex) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), irão realizar panfletagens na instituição e em pontos de grande concentração de pessoas, para alertar sobre a importância dos exames periódicos com especialistas. Os letreiros da universidade ganham também uma iluminação azul, para destacar a campanha e dar ênfase na prevenção da doença, que é hoje uma das principais causas de mortalidade de homens no Brasil.

Unicentro
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) irá participar utilizando as logomarcas da campanha em seus produtos e materiais institucionais. Além disso, fará mudanças na cor do site e no tema do facebook da universidade, inserção de dicas sobre o câncer de próstata, produção de matérias (na rádio universitária, TV e site da instituição), o dia do abraço azul (distribuição de folder com dicas) que ocorrerá na quinta-feira (13) e distribuição de laços azuis da campanha.