Universidades estaduais têm 22 cursos de excelência no Guia da Faculdade do Estadão 2023 26/10/2023 - 18:20

Confira o áudio desta notícia

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) somam 22 cursos classificados como excelentes pelo Guia da Faculdade 2023, publicado nesta semana pelo jornal O Estado de São Paulo. São nove cursos a mais que os 13 cursos avaliados nessa categoria na edição do ano anterior. As quatro instituições contam, ainda, com 156 cursos classificados como muito bons.

As universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) aparecem no periódico com mais 58 cursos avaliados como muito bons, colocando as estaduais paranaenses em posição de destaque, com 214 cursos nessa categoria. As instituições ligadas ao Governo do Estado também somam 56 cursos avaliados como bons.

Na liderança, a UEL tem 11 cursos com cinco estrelas, a maior nota atribuída pela publicação. Os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Filosofia alcançaram nota máxima pelo segundo ano consecutivo. As graduações em Psicologia, Biblioteconomia, Design de Moda, Enfermagem, Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Medicina aparecem pela primeira vez como cursos de excelência. A instituição conta ainda com 36 cursos de quatro estrelas (muito bons).

A UEM também aumentou para seis o número de graduações com cinco estrelas. Os cursos de Farmácia, Geografia, Matemática e Zootecnia aparecem novamente no periódico e os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia figuram pela primeira vez. A UEPG manteve o curso de Letras como excelente e conquistou nota máxima nos cursos de Geografia e Pedagogia. Com os cursos de Pedagogia e Secretariado Executivo, a Unioeste fecha a lista das mais bem avaliadas pelo guia, entre as estaduais.

Para a pró-reitora de Graduação da UEL, professora Ana Márcia Tucci de Carvalho, essa classificação está relacionada à qualidade do ensino superior da rede pública estadual. “Esse resultado reflete um reconhecimento daquilo que os cursos oferecem à sociedade, com excelência na qualidade de docentes e dos projetos pedagógicos das graduações, que são estruturadas e desenvolvidas com diversas atividades de extensão previstas para o percurso de formação profissional, associadas às atividades práticas”, afirma.

PUBLICAÇÃO – O Guia da Faculdade é realizado desde 2018. O levantamento surgiu por meio de uma parceria entre o Estadão e a Quero Educação, startup da área de educação. A organização parceira é responsável pela coleta de dados das instituições de ensino, definição da metodologia, seleção da banca de avaliação e estruturação de dados.

Em 2023, foram avaliadas mais de 18 mil graduações de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, entre cursos de bacharelados, licenciaturas, e tecnológicos, nas modalidades presencial e de educação a distância (EAD). A pesquisa categoriza os cursos por áreas de ensino: Administração, Negócios e Serviços; Artes e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Humanas e Comunicação; Engenharias; e Saúde e bem Estar.

A pontuação é composta a partir de três de critérios: corpo docente, que avalia o perfil de professores vinculados; infraestrutura, que avalia a condição de materiais e equipamentos que auxiliam na formação; e o projeto pedagógico, que leva em consideração as características da proposta de ensino de cada curso.