Vestibular de inverno movimenta IEES 14/07/2011 - 16:20

No mês de julho, estudantes paranaenses, e também de outras regiões, têm a oportunidade de testar seus conhecimentos na tentativa de conquistar uma vaga nas diversas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Para que isso aconteça, a maratona de provas exige preparo e muita disposição dos candidatos.

Na Universidade de Maringá (UEM), 23.800 estudantes se inscreveram para o concurso realizado no último fim de semana. Os candidatos disputam 1.202 vagas da concorrência geral e 286 vagas são destinadas aos cotistas, alunos que estudaram exclusivamente em escolas públicas e que têm renda familiar per capita de até um salário e meio. Apenas 9% dos inscritos não compareceram aos locais determinados para a realização dos testes. A lista dos aprovados será divulgada no dia 5 de agosto.

Também no fim de semana passado, a Universidade de Ponta Grossa (UEPG) recebeu os 13 mil inscritos que concorrem a uma das 710 vagas ofertadas. O curso de Medicina apresentou a maior concorrência, com 236 candidatos por vaga, seguido de Engenharia Civil, com 67 inscritos por vaga. O índice de ausências foi de 11%, ou seja, 1.495 candidatos não compareceram aos locais de prova.

Na divisão por cotas, a UEPG contabilizou a inscrição de 88 candidatos na cota para negros que cursaram o ensino médio na escola pública, concorrendo a 51 vagas. Na cota da escola pública (estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública), são 4.436 concorrentes a 296 vagas, com uma proporção de 14,9 candidatos por vaga. A cota universal, para quem está fora das duas modalidades de cotas ofertadas, a concorrência chega a 23,6 candidatos por vaga (8.571 inscritos para 363 vagas). O resultado dos aprovados será apresentado em setembro.

A Faculdade Estadual de União da Vitória (Fafiuv) e a de Paranaguá (Fafipar) também promoveram, no último domingo (10), o vestibular de inverso para alunos dos respectivos municípios e regiões. Na Fafiuv, os candidatos disputam vagas distribuídas em nove cursos de graduação e a lista dos aprovados será divulgada na próxima quarta-feira (20). Já na Fafipar, dez cursos são oferecidos entre licenciaturas e bacharelados e o resultado do concurso estará disponível no dia 8 de agosto.

Concursos – A Universidade do Norte do Paraná (Uenp), com sede em Jacarezinho e campi em Cornélio Procópio e Bandeirantes, realiza nos dias 17 e 18 de julho as provas do sétimo processo seletivo unificado da instituição. No total, 28 cursos, distribuídos nos três campi são ofertados, como Fisioterapia, Agronomia, Direito, Licenciatura em Letras, História, Matemática, Pedagogia, Administração, entre outros.

No domingo (24), a Faculdade Estadual de Apucarana (Fecea) promove a primeira etapa do vestibular de inverno 2011. Ao todo, 1203 candidatos vão disputar 188 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Ciências Econômicas, Matemática, Secretariado Executivo Trilíngue e Turismo. A última etapa acontece no dia 21 de agosto.

Nos dias 25 e 26 de julho, é a vez da Faculdade Estadual de Paranavaí (Fafipa) aplicar as provas para interessados em um dos 11 cursos oferecidos pela instituição. A Universidade do Centro-Oeste (Unicentro) é a última instituição que promoverá vestibular este ano, sendo que as provas acontecem nos dias 18 e 19 de setembro.

As Universidades de Londrina (UEL) e do Oeste do Paraná (Unioeste), e as Faculdades de Música e Belas Artes (Embap) e a de Artes do Paraná (Fap), ambas localizadas em Curitiba, não realizam vestibular de inverno.


Foto: Assessoria de Comunicação UEM