Vice-governador destaca atuação do “Universidade Sem Fronteiras” 22/10/2008 - 11:04

A excelente atuação do Universidade Sem Fronteiras, programa de extensão universitária coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), foi destacada pelo vice-governador Orlando Pessuti, durante a Escola de Governo desta terça-feira (21).
“Uma das coisas mais gratificantes deste período de governo é saber que podemos contar, implementar e fazer funcionar aquilo que nós chamamos de extensão universitária, através do programa Universidade Sem Fronteiras”, afirmou o vice-governador.
Pessuti também destacou a atuação do programa no Vale do Ribeira, onde estão localizados alguns dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.
Segundo ele, o programa faz com que os estudantes saiam das salas de aula, dos laboratórios, para estar presente dentro da comunidade. “Nós temos a oportunidade de ver hoje, a partir desse programa, a extensão dando os primeiros passos, com uma integração direta com as pessoas, que são os agentes da mudança”, ressaltou.
Lançado há um ano e com recursos de R$ 10 milhões, o maior programa de extensão universitária do país atende cerca de 120 municípios paranaenses com baixo IDH a partir de ações nas áreas do Apoio às Licenciaturas, Apoio à Pecuária Leiteira, Apoio à Agricultura Familiar e Incubadora dos Direitos Sociais, somando 164 projetos.
O programa envolve as universidades e faculdades públicas, professores, estudantes e profissionais recém formados e organizações governamentais e não governamentais municipais, estaduais e federais.