Videoconferência discute Fórum Mundial de Ciência 29/09/2011 - 15:40

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, participou nesta quarta-feira (28) de mais uma videoconferência com o secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias.

Entre os assuntos tratados na reunião, os preparativos para a realização do Fórum Mundial da Ciência foi destaque, já que há três meses, um grupo de profissionais se dedica na elaboração de uma proposta com os objetivos e temas para o evento realizado no Brasil em 2013. O documento deve ser apresentado, em novembro, durante a edição do Fórum deste ano, em Budapeste.

Além de o evento ser realizado pela primeira vez no Brasil, a ideia é promover também encontros regionais como forma de preparação para a discussão central. Por isso, temas paralelos serão tratados, como biodiversidade, desastres naturais, bioenergia, entre outros.

O secretário Alípio sugeriu que mais um tema seja acrescentado ao montante já definido. Segundo ele, a discussão sobre “pacto pelo desenvolvimento solidário” pode ser interessante, além de acrescentar possibilidades de desenvolvimento à ciência e tecnologia.

Além do Fórum, questões ligadas ao orçamento para 2012 também foi um dos assuntos tratados. Segundo o secretário Elias, as secretarias e fundações devem apresentar suas ideias, projetos e propostas para que no mês de novembro, com o início do plano de investimentos, seja possível estabelecer metas e estruturar a aplicação de recursos para o próximo ano. Iniciativas que priorizam a biotecnologia também fizeram parte da pauta da reunião com a discussão dos projetos Rede Bionorte e Pró Centro-Oeste.